São Paulo x Corinthians vale muito mais do que vaga à final da Copa do Brasil; veja o que está em jogo

Classificação à final pode representar alívio financeiro e consolidação de projetos tanto no Tricolor quanto no Timão

Escrito por

O clássico entre São Paulo e Corinthians já é enorme por si só, mas quando o Majestoso vale uma vaga à final da Copa do Brasil, a tensão só cresce. O Timão venceu o primeiro jogo da semifinal por 2 a 1, e o Tricolor vai tentar reverter o placar nesta quarta-feira (16), às 19h30, diante do seu torcedor no Morumbi.

+ Renove o seu estoque de camisas do Timão com o cupom LANCEFUT 10% OFF

Ambos rivais tem como principal objetivo o título da competição, mas a classificação vai além de uma chance na final. A vaga pode representar alívio financeiro para ambos clubes, além de consolidar planejamentos. 

O TRABALHO DE LUXA NO TIMÃO

No lado do Corinthians, a classificação à final seria a coroação do trabalho de Vanderlei Luxemburgo, que empilhou maus resultados em seu início, flertou com a demissão, mas deu a volta por cima e chega para o Majestoso defendendo uma invencibilidade de 11 jogos.

Porém, a situação de Luxa no Corinthians não será definida com uma classificação ou eliminação diante do rival. Ele assinou contrato até o final da temporada e como o Alvinegro vive ano de eleição, apenas quando a nova gestão estiver formada a continuidade ou desligamento de Luxemburgo será sacramentada.

Como o clube falhou nas metas esportivas e financeiras envolvendo o Paulistão e Libertadores, a Copa do Brasil é vista como a grande oportunidade de não apenas levantar um troféu, algo que não acontece no clube alvinegro desde 2019, como também compensar as perdas financeiras. 

Luxa não perde há 11 jogos no Timão (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)

E O SÃO PAULO?

O Conselho Deliberativo do São Paulo definiu as metas orçamentárias e esportivas do clube para 2023 e era previsto que o clube do Morumbi chegasse até as finais do Campeonato Paulista e da Copa Sul-Americana, além de atingir as quartas de final da Copa do Brasil.

+ Veja datas e horários das semifinais da Copa do Brasil

Com a classificação contra o Palmeiras, a meta da Copa do Brasil foi cumprida. No entanto, a intenção é ir além. Isso porque no começo do ano a situação complicou com a eliminação precoce no Paulista, quando o São Paulo foi eliminado pelo Água Santa nas quartas de final. Assim, “ultrapassar” essa fase seria de extremo alívio para os cofres do clube.

Tanto o São Paulo quanto o Corinthians estreiaram somente na terceira fase. Portanto, se forem campeões, o prêmio total chegaria a R$ 88,7 milhões.

Dorival reergueu o São Paulo após a saída de Ceni (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Para o Tricolor, o título da Copa do Brasil seria inédito, e isso é principal motivação. O clube realizou as contratações de James Rodríguez e Lucas Moura pensando em taças, um elenco unido e apenas um título conquistado desde 2012 (no caso, o Paulista de 2021), a Copa do Brasil seria extremamente importante tanto para o momento quanto para a história tricolor.

* IZABELLA GIANOLLA colaborou sob supervisão de Rafael Marson

Siga o Lance! no Google News