Copa do Mundo: comissão técnica da Seleção Feminina avalia primeira semana de treinos na Austrália

Adaptação ao fuso-horário foi um dos desafios enfrentados pela delegação brasileira

Escrito por

A Seleção Brasileira Feminina já está praticamente adaptada ao fuso horário da Austrália, uma das sedes da Copa do Mundo, após uma semana de estadia. O Departamento de Saúde e Performance da CBF realizou um acompanhamento minucioso, buscando diminuir os efeitos do "jet leg", dada a diferença de 13 horas do país da Oceania para o Brasil.

- Aplicamos questionários com a fisiologia porque é um trabalho multidisciplinar. Essas avaliações são muito importantes porque podemos entender se há sintomas gastrointestinais, sensação de tontura e dor de cabeça. Também temos uma nutricionista que está nos ajudando muito e uma ginecologista. Estamos sempre acompanhando com questionários, bate papo e medicação para ajustar o sono - conta Dra Paula, médica da Seleção.

+ Seleção Brasileira Feminina acentua intensidade nos treinos visando a Copa do Mundo

O fisiologista da Seleção Brasileira, Rodrigo Morandi, também comentou o desafio que foi encarar o efeito "jet leg", principalmente nos primeiros dias de preparação.

- O grande trabalho da fisiologia nesse momento tem sido todo o acompanhamentos com questionários junto com o departamento médico monitorando o sono. Assim fazemos ajustes individuais com orientações e individualização de carga de treino. O momento de forçar um pouquinho mais e o momento de reduzir um pouco mais a carga para que elas consigam se adaptar da melhor maneira possível - pontua Morandi.

+ Confira a programação completa preparada pela comissão de Pia Sundhage

A preparação do Brasil seguirá na Gold Coast até o dia 18 de julho. No dia seguinte, a delegação brasileira irá para Brisbane, onde fará os últimos treinos visando a estreia na Copa do Mundo Feminina contra o Panamá, no dia 24, pela rodada de abertura do Grupo F. Depois, as brasileiras enfrentam a França, no dia 29, e encerram a participação na fase de grupos contra a Jamaica, no dia 2 de agosto.

Siga o Lance! no Google News