Edina Alves: veja o perfil da árbitra que vai apitar a Copa do Mundo Feminina 2023
Paranaense de 43 anos faz sucesso no Brasil e no exterior
- Matéria
- Mais Notícias
Veterana em Mundiais, a árbitra Edina Alves Batista vai representar o Brasil na Copa do Mundo Feminina. Aos 43 anos, a brasileira vai apitar o jogo entre Austrália e Irlanda, nesta quinta-feira (20), às 7h, na estreia das anfitriãs na competição.
Relacionadas
Nascida em Goioerê, município brasileiro no interior do Paraná, Edina faz parte do quadro de arbitragem da FIFA desde 2016 e vai para o segundo Mundial Feminino da carreira.
Formada em Educação Física, Edina começou sua carreira no basquete como ala-armadora e fez o curso de arbitragem no final de 1999 e, na época, se revezava entre arbitrar partidas de futebol amador e o trabalho em um viveiro de mudas de plantas. Após a graduação, em 2001, ela deixou o emprego no viveiro e passou a trabalhar na Liga de Futebol do Paraná.
Edina Alves participou do Mundial Feminino de 2019, onde apitou quatro partidas, dentre elas a semifinal entre Inglaterra e Estados Unidos. Ao mesmo tempo, ao lado das assistentes Neusa Back e Tatiana Sacilotti, Edina formou o primeiro trio feminino a representar a arbitragem brasileira em uma Copa do Mundo Feminina.
Além disso, a árbitra também esteve na Copa do Mundo no Qatar, em 2022.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Neste Mundial, sediado pela Austrália e Nova Zelândia, Edina terá a companhia das compatriotas Neuza Back, que também esteve no Qatar, e Leila Cruz, estreante em Copas.
HISTÓRIA NO BRASIL
Edina Alves faz parte do quadro de arbitragem da CBF desde 2007 e de lá para cá se tornou a árbitra com mais jogos na história do Brasileirão. Atualmente, ela também pertence ao quadro de árbitros da FPF e Conmebol.
+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias