Estados Unidos sofrem, mas seguram empate com Portugal e garantem vaga nas oitavas da Copa do Mundo Feminina

Igualdade sem gols quase foi mudada por Ana Capeta, nos acréscimos, mas chute da atacante parou na trave

Escrito por

Na madrugada desta terça-feira, os Estados Unidos garantiram a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. As americanas empataram em 0 a 0 com a equipe de Portugal e fizeram apenas o necessário, já que um empate bastava para garantir a vaga pelo grupo E. Nos últimos lances, Ana Capeta chegou a colocar uma bola na trave e por pouco não levou sua equipe ao mata-mata.

+ Confira todas as informações da Copa do Mundo Feminina

Com o resultado, os EUA terminaram a fase de grupos na segunda colocação, com cinco pontos. A Holanda passou em primeiro, com sete, após golear o Vietnã. Fazendo sua estreia em Mundiais, a equipe de Portugal fez boa campanha e findou sua jornada com quatro pontos, enquanto o Vietnã, lanterna da chave, saiu zerado da competição.

+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90

Veja os cinco principais lances do confronto

!QUE CHANCE! Aos 15 minutos, foi Portugal quem levou perigo pela primeira vez no jogo. Kika Nazareth recebeu no entrelinhas e achou um lindo passe nas costas da defesa para Jéssica Silva. A atacante saiu de frente para o gol, mas tentou bater de primeira e acabou errando o alvo, mandando a bola pela linha de fundo.

!LIGADA NAS TRAVES! Já nos acréscimos, os Estados Unidos responderam pelo alto. Naomi Girma viajou bola no meio da confusão e Lynn Williams apareceu para antecipar a marcação, dominar e bater firme. Inês Pereira, bem colocada, conseguiu encaixar e evitar o gol no fim da primeira etapa.

!NO LUGAR CERTO! Em recuperação feita no meio do campo, aos 8 da segunda etapa, Lindsey Horan arrancou em velocidade e achou um grande passe para Alex Morgan. A badalada centroavante limpou a goleira Inês Pereira e bateu para o gol vazio, mas Diana Gomes apareceu embaixo da trave para evitar o gol estadunidense.

!EM VELOCIDADE! Nos acréscimos, os EUA já jogavam na base do contra-ataque para pegar Portugal dando espaços. Em uma das escapadas, Alex Morgan recebeu lindo passe na área e pintou livre, mas a batida acabou passando rente à trave de Inês.

!A CENTÍMETROS DA GLÓRIA! No lance seguinte, a equipe de Portugal teve a chance de ouro. Tatiana Pinto deu um chutão para a frente, Telma Encarnação subiu para dar uma casquinha na bola e empurrar até Ana Capeta. A atacante chegou livre na frente do gol e bateu forte, mas carimbou a trave esquerda de Naeher.

Lynn Williams divide bola aérea com Catarina Amado durante o confronto (Foto: Saeed KHAN / AFP)

Como foi o primeiro tempo?

A etapa inicial de partida trouxe um grande equilíbrio entre as duas equipes, que precisavam da vitória para atingir seus objetivos: Portugal em busca da classificação e Estados Unidos querendo o primeiro lugar. Porém, o que se viu foi um jogo truncado, com poucas chances de gol e muitos lançamentos em direção às atacantes. Jéssica Silva, da seleção europeia, fez um grande primeiro tempo e teve a melhor oportunidade, ainda aos 15 minutos, mas acabou chutando à direita do gol de Naeher.

E a segunda etapa?

Diferente da primeira, a segunda etapa foi de muito mais emoção. Portugal, no fim, se lançou ao ataque e acabou cedendo espaços aos Estados Unidos, que tentaram explorar a velocidade de suas jogadoras. Alex Morgan teve duas oportunidades claras, mas acabou desperdiçando e mantendo o jogo aberto. No fim, Ana Capeta teve a bola do jogo ao sair frente a frente com Naeher, mas carimbou o poste esquerdo. Os EUA garantiram a classificação, de uma forma mais custosa do que nunca.

Como ficou a situação das equipes?

Com o empate sem gols, as estadunidenses garantiram a vaga no mata-mata, se classificando em segundo no grupo. A Holanda liderou com sete, enquanto as comandadas de Vlatko Andonovski ficaram com cinco. Portugal, caindo de pé, ficou com quatro, e o Vietnã deixa a Oceania sem pontuar. Na próxima fase, as estadunidenses enfrentarão o primeiro colocado do grupo F, composto por Suécia, Argentina, Itália e África do Sul. A Suécia só precisa de um empate contra a Argentina para confirmar a liderança.

+ Holanda atropela Vietnã, passa Estados Unidos e se classifica em primeiro no grupo E da Copa do Mundo Feminina

FICHA TÉCNICA
Portugal 0x0 Estados Unidos

Data e horário: terça-feira, 1 de agosto de 2023, às 4h (de Brasília)
Local: Eden Park, em Auckland (NZE)
Arbitragem: Rebecca Welsh (árbitra); Natalie Aspinall e Anita Vad (auxiliares); Anahi Fernández (quarta árbitra); Marco Fritz e Tatiana Guzman (VAR)
Público: 40.958 presentes

Cartões amarelos: Diana Gomes, Carole Costa e Catarina Amado (POR); Rose Lavelle, Sophia Smith e Naomi Girma (EUA)
Gols: -

PORTUGAL (Técnico: Francisco Neto)
Inês Pereira; Ana Borges, Diana Gomes, Carole Costa e Catarina Amado (Joana Marchão); Dolores Silva, Andreia Norton (Telma Encarnação), Tatiana Pinto e Kika Nazareth (Andreia Jacinto); Jéssica Silva e Diana Silva (Ana Capeta)

ESTADOS UNIDOS (Técnico: Vlatko Andonovski)
Alyssa Naeher; Emily Fox, Julie Ertz, Naomi Girma e Crystal Dunn (Kelley O'Hara); Andi Sullivan, Rose Lavelle e Lindsey Horan (Emily Sonnett); Lynn Williams (Trinity Rodman), Sophia Smith (Megan Rapinoe) e Alex Morgan (Alyssa Thompson)

Siga o Lance! no Google News