!Banyana Banyana! Na madrugada desta quarta-feira, a África do Sul fez histórica ao bater a Itália por 3 a 2, em jogo válido pela Copa do Mundo Feminina. Esta foi a primeira vitória na história da equipe feminina africana em Mundiais, levando o time às oitavas de final também pela primeira vez. Arianna Caruso abriu o placar de pênalti para Azzurra; Benedetta Orsi marcou um gol contra bizarro na meia-hora de primeiro tempo e empatou. Hildah Magaia virou já na segunda etapa, Caruso novamente colocou as italianas no jogo, mas nos acréscimos, Thembi Kgatlana marcou o tento da história.
+ Confira todas as informações da Copa do Mundo Feminina
Com o resultado, a África chegou a quatro pontos, ultrapassando a Itália, com três, e assumiu a segunda colocação. A Suécia, no outro jogo do grupo, também deu uma ajudinha e bateu a Argentina por 2 a 0, confirmando a liderança com nove pontos e empurrando as sul-americanas para a lanterna, com apenas um ponto. Nas oitavas de final, a África do Sul terá pela frente a Holanda, líder do grupo E.
+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90
Veja os cinco principais lances do confronto
!NA MARCA DA CAL! Aos nove minutos da primeira etapa, Chiara Beccari pegou sobra de bola do lado direito e foi derrubada por Dhlamini. Arianna Caruso, de perna direita, cobrou com estilo e tirou de Swart, que nem se mexeu. Azzurra na frente!
!PANE NO SISTEMA! Aos 31 minutos, em bola recuperada pela defesa italiana, Elena Linari fez ótima interceptação e tocou mais atrás com Benedetta Orsi. Apertada, a zagueira buscou o recuo com Francesca Durante, mas o passe simplesmente achou a direção do gol e não da arqueira italiana. Presentaço para as africanas empatarem o duelo.
!NO COLETIVO! Já aos 21 da segunda etapa, a África virou o jogo. Kgatlana recebeu bola pelo corredor esquerdo, encarou a marcação e deu um passe açucarado no meio de duas jogadoras. A ótima Hildah Magaia apareceu para fuzilar o gol de Durante e virar o confronto.
!SEM DEMORA! Sete minutos depois, veio o empate das europeias. Em cobrança de escanteio pelo lado esquerdo de ataque, Girelli subiu na primeira trave e cabeceou em direção ao gol. Caruso colocou a coxa na bola e marcou o tento da igualdade.
!O GOL DA HISTÓRIA! Aos 92 minutos de jogo, Seoposenwe recebeu bola no corredor direito e tocou pelo meio. O passe não foi dos melhores, mas Hildah Magaia ganhou na corrida de duas jogadoras italianas, antecipou ambas e invadiu a área para devolver o presente: um passe com mel para Kgatlana bater de primeira e classificar a África do Sul pela primeira vez na história.
FICHA TÉCNICA
África do Sul 3x2 Itália
Data e horário: quarta-feira, 2 de agosto de 2023, às 4h (de Brasília)
Local: Sky Stadium, em Wellington (NZE)
Arbitragem: Maria Carvajal (árbitra); Leslie Vásquez e Monica Amboya (auxiliares); Myriam Marcotte (quarta árbitra); Nicolás Gallo e Armando Villarreal (VAR)
Público: 14.967 presentes
Cartões amarelos: -
Cartões vermelhos: -
Gols: Benedetta Orsi (contra), aos 32'; Hildah Magaia, aos 67'; e Thembi Kgatlana, aos 90+2' (AFS) / Arianna Caruso, aos 11' e aos 74 ' (ITA)
ÁFRICA DO SUL (Técnico: Desiree Ellis)
Kaylin Swart; Lebohang Ramalepe (Tiisetso Makhubela), Bambanani Mbane, Noko Matlou e Karabo Dhlamini (Sibulele Holweni) ; Robyn Moodaly (Nomvula Kgoale) e Bongeka Gamede; Linda Motlhalo, Jermaine Seoposenwe e Hildah Magaia (Wendy Shongwe) ; Thembi Kgatlana
ITÁLIA (Técnica: Milena Bertolini)
Francesca Durante; Lucia Di Guglielmo (Elisa Bartoli), Elena Linari, Benedetta Orsi (Benedetta Glionna) e Lisa Boattin; Arianna Caruso (Giada Greggi) , Giugliano e Giulia Dragoni; Chiara Beccari (Sofia Cantore), Barbara Bonansea (Cristiana Girelli) e Valentina Giacinti