Por que Marta, da Seleção Feminina, usa chuteira sem marca na Copa do Mundo?

Craque brasileira recusou propostas de marcas esportivas como forma de protesto

imagem cameraMarta utiliza chuteiras sem nenhum tipo de patrocínio (Foto: Loic Venance / AFP)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 25/07/2023
17:15
Atualizado em 03/08/2023
13:12
Compartilhar

Assim como em 2019, na França, Marta entrou em campo na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina diante do Panamá, nesta segunda-feira (24), com chuteiras personalizadas, sem nenhum tipo de patrocínio.

+ Brasil 2027? Conmebol inaugura espaço na Austrália e afirma desejo de sediar próxima edição da Copa do Mundo Feminina

A verdade é que a camisa 10 optou por recusar todas as propostas de marcas de material esportivo por considerar que os valores não eram justos. Dessa forma, Marta optou por utilizar calçados de sua própria marca e evitar patrocinadores como um protesto contra a desigualdade entre homens e mulheres no futebol.

A luta pela igualdade de gênero começou a ser representada nos pés da atacante em 2019, quando ela se tornou a maior artilheira da história das Copas, e também nas Olímpiadas de 2020, no Japão. As chuteiras utilizadas pela camisa 10, seis vezes eleita melhor do mundo, apresentam apenas um símbolo de igual nas cores rosa e azul. Marta está sem contrato com marcas de material esportivo desde 2018.

Marta em campanha sobre a igualdade de gênero no futebol, em 2019 (Foto: Divulgação)

Com o triunfo diante do Panamá, a Seleção Brasileira chegou a três pontos e quatro gols de saldo, assumindo a liderança do Grupo F da Copa do Mundo Feminina. Na próxima rodada, as Guerreiras do Brasil enfrentam a França, que está entre as favoritas para a conquista do título mundial.

Siga o Lance! no Google News