Por que seleção da Austrália tem apelido de Matildas na Copa do Mundo?
Anfitriãs desta edição receberam apelido em 1995; entenda origem
- Matéria
- Mais Notícias
A seleção da Austrália já está classificada para as oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. Após a goleada por 4 a 0 diante do Canadá, nesta segunda-feira (31), as 'Matildas' garantiram sua vaga na próxima fase e eliminaram as atuais campeãs olímpicas. Mas afinal, por que as anfitriãs têm esse apelido? O Lance! te explica.
Relacionadas
Antes do Mundial de 1995, a emissora australiana SBS abriu uma votação popular para que fosse escolhido o apelido da seleção feminina. As opções eram: Matildas, Soccertoos, Lorikeets, Waratahs e Blue Flyers. O vencedor foi o 'Matildas', até porque os fãs de esportes já conheciam o apelido desde 1982. A mascote de uma competição nacional realizada naquele ano em Brisbane era uma canguru chamada 'Matilda' que fez muito sucesso no país.
Um outro fator contribuiu para a vitória do apelido: uma canção tradicional. A música Waltzing Matilda, considerada um hino não-oficial da Austrália, foi composta em 1895 por Banjo Paterson e conta a história de um viajante que anda na companhia de uma 'matilda', uma espécie de mochila.
Além disso, segundo Peter Hugg, ex-dirigente da AWSA (precursora da Federação de Futebol da Austrália), outro fator que influenciou na votação foi a popularidade do romance britânico 'Matilda', de Roald Dahl. Lançado em 1988, o livro conta a história de uma menina com super poderes e ainda virou filme em 1996, um ano depois da escolha do apelido para a seleção feminina.
+ Resultados dos jogos de hoje da Copa do Mundo Feminina 2023
- Obviamente, a gente tinha Waltzing Matilda, então o nome era familiar. Roald Dahl tinha escrito esse livro, Matilda, sobre uma garotinha com poderes mágicos. Então, são esses pequenos estalos - disse Huggem em entrevista ao Sydney Morning Herald.
Desde que as jogadoras se tornaram as 'Matildas', a Austrália nunca ficou de fora de uma Copa do Mundo Feminina. A única vez que as australianas não participaram foi em 1991, na primeira edição do torneio, quando ainda não haviam recebido o 'apelido da sorte'.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias