menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Sem craque Sam Kerr, Austrália bate Irlanda com gol de pênalti na Copa do Mundo Feminina

Stephanie Catley converteu cobrança em penalidade marcada pela árbitra brasileira Edina Alves Batista

000_33PJ6NX-aspect-ratio-512-320
Jogadoras australianas celebram gol de Stephanie Catley (Foto: DAVID GRAY / AFP)

Escrito por

Nesta quinta-feira, a Austrália estreou com vitória na Copa do Mundo Feminina. As anfitriãs tiveram jogo duro contra a Irlanda, mas se sobressaíram em triunfo apertado, por 1 a 0. O gol foi marcado por Stephanie Catley, em cobrança de pênalti. A equipe da Oceania teve o desfalque da craque Sam Kerr, que lesionou a panturrilha e deve ficar fora dos jogos iniciais no Mundial.

+ Festa das anfitriãs: Nova Zelândia surpreende e estreia com vitória sobre a Noruega na competição

O duelo foi apitado pela equipe de arbitragem brasileira. A árbitra Edina Alves Batista, as auxiliares Neuza Inês Back e Leila Cruz e a assistente de vídeo Daiane Muniz conduziram o jogo de forma tranquila. O pênalti da vitória australiana, inclusive, foi apitado por Edina sem precisar da revisão no monitor.

+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90

Veja cinco lances importantes do encontro

!NO ÂNGULO! Aos 5 minutos da segunda etapa, Kyra Cooney-Cross fez lançamento para a área e Hayley Raso, ao correr em direção à bola, acabou sendo empurrada por Marissa Sheva. Edina Alves marcou pênalti sem precisar de revisão do VAR. Stephanie Catley foi para a cobrança e acertou o ângulo da goleira Brosnan, que não teve o que fazer. Australianas em vantagem no placar.

!LOGO DEPOIS! A Irlanda pareceu ter sentido o gol e quase viu a desvantagem aumentar; Na saída de bola, Ruesha Littlejohn cochilou e deixou a bola passar. Mary Fowler, ligada, roubou e acelerou pelo meio. A marcação fechou o meio, mas a habilidosa camisa 11 arrastou para a perna esquerda e finalizou. A bola acabou passando por cima do gol, com perigo.

!CENTÍMETROS DO PERIGO! Em escanteio aos 22 minutos, Catley levantou na área buscando a primeira trave. Caitlin Foord antecipou a marcação, saltando no segundo andar para desviar. A bola foi em direção à segunda trave e passou perto do poste e perto de Hayley Raso, quase ampliando o placar.

!NO VENENO! A jogada aérea perigosa das australianas quase foi a arma da Irlanda para o empate. Também em escanteio, três minutos depois da cabeçada de Foord, Katie McCabe ajeitou com carinho para as europeias e bateu com muita curva, fechado. A goleira Mackenzie Arnold, já saindo do gol, foi surpreendida e precisou voltar para afastar de soco, quase sofrendo o gol de empate.

!MILAGRE! Já aos 51 minutos do segundo tempo, a Irlanda teve grande chance de igualar o placar. Em lançamento para a frente, as australianas Larkin e Payne furaram em conjunto. Gorry pegou a sobra, arrancou pela direita e tocou no meio. McCabe dominou, se enrolou com a marcação, mas conseguiu finalizar. Mackenzie Arnold, bem colocada, fez grande defesa e salvou a equipe da casa. No lance seguinte, McCabe recebeu, levantou na área e Louise Quinn testou para fora. Milagre da arqueira suficiente para manter o 1 a 0 no placar.

FBL-WC-2023-WOMEN-MATCH02-AUS-IRL
Mary Fowler divide com Denise O'Sullivan no duelo (Photo by Izhar KHAN / AFP)

Como foi o primeiro tempo?

A expectativa para o confronto era grande inicialmente, devido a serem duas seleções que gostam de propor jogo. Porém, muito pela ansiedade de um estreia em Copa do Mundo, o que se viu em Sydney foi um confronto ruim na etapa inicial. A Austrália teve mais volume de jogo, com 64% de posse de bola, mas só finalizou uma vez na direção do gol, já nos acréscimos e em chute de longe de Katrina Gorry. A Irlanda, por outro lado, optou por fechar suas linhas e só chegou a um chute, errando o alvo. Muitos erros de tomada de decisão e pouco capricho nos 45 minutos iniciais.

E na segunda metade?

À medida que a ansiedade diminuiu, o jogo melhorou. Na volta para o segundo tempo, a Austrália se mostrou mais incisiva no terço final do gramado e a ousadia trouxe a recompensa. No primeiro lance mais perigoso, o pênalti em Hayley Raso foi marcado por Edina Alves Batista. Stephanie Catley cobrou com muita categoria e abriu o placar. Tendo um time superior, a equipe da Oceania viu o campo se abrir com a saída da Irlanda para o jogo e controlou até o fim.

Como fica a situação das seleções?

Com a vitória, as australianas dispararam na liderança em um grupo dificílimo. Com três pontos, a equipe está em primeiro, enquanto a Irlanda amarga a última posição. Nigéria e Canadá ainda se enfrentarão pelo jogo de estreia de ambas, completando a primeira rodada do grupo B.

+ Conheça a história da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina

FICHA TÉCNICA
Austrália 0x0 Irlanda

Data e hora: 20 de julho de 2023, às 7h (horário de Brasília)
Estádio: Estádio Olímpico, em Sydney (AUS)
Arbitragem: Edina Alves Batista (árbitra), Neuza Inês Back e Leila Cruz (auxiliares), Maria Carvajal (quarta árbitra), Daiane Muniz e Juan Soto (VAR)
Público: 75.784 presentes

Cartões amarelos: Denise O'Sullivan (IRL)
Gols: Stepanhie Catley (AUS), aos 6 minutos do segundo tempo

AUSTRÁLIA (Técnico: Tony Gustafsson)
Mackenzie Arnold; Ellie Carpenter, Clare Hunt, Alanna Kennedy e Stephanie Catley; Katrina Gorry, Kyra Cooney-Cross, Hayley Raso e Cortnee Vine (Emily van Egmond); Caitlin Foord e Mary Fowler (Clare Polkinghorne)

IRLANDA (Treinadora: Vera Pauw)
Courtney Brosnan; Heather Payne, Niamh Fahey, Louise Quinn, Megan Connolly e Katie McCabe; Ruesha Littlejohn, Denise O'Sullivan, Sinead Farrelly (Abbie Larkin) e Marissa Sheva (Lucy Quinn); Kyra Carusa (Isibeal Atkinson)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter