Na manhã deste sábado, a Suécia atropelou a Itália por 5 a 0, em jogo válido pela segunda rodada do grupo G da Copa do Mundo Feminina. Ainda na primeira etapa, Amanda Ilestedt, Fridolina Rolfo e Stina Blackstenius abriram o placar, com diferença de seis minutos entre os gols; na segunda etapa, Ilestedt voltou a marcar e Rebecka Blomqvist fechou a conta nos acréscimos.
+ Confira todas as informações da Copa do Mundo Feminina
Com o resultado, a Suécia se beneficiou do empate entre Argentina e África do Sul e conseguiu garantir a vaga na fase de oitavas de final com uma rodada de antecedência. Já a Itália, com três pontos, ainda corre risco de ser eliminada, mas deve precisar apenas de um empate contra as africanas na última partida da fase de grupos.
Confira como foram os gols do encontro
!PELO ALTO! Aos 38 minutos da primeira etapa, a Suécia abriu o placar da partida. Pelo lado direito de ataque, Jonna Andersson cobrou escanteio com a perna esquerda e com muita perfeição. O cruzamento foi na cabeça de Amanda Ilestedt, que subiu livre na pequena área e antecipou a goleira Francesca Durante para inaugurar o marcador.
!REPETE A DOSE! Cinco minutos depois, Andersson cobrou escanteio pelo mesmo lado e com o mesmo capricho. Desta vez, Durante chegou a tocar na bola de soco, mas ela sobrou ainda na pequena área. Fridolina Rolfo completou quase que no susto, Elena Linari ainda tentou tirar quase dentro do gol, mas não conseguiu evitar o segundo gol.
!ABRIU A PORTEIRA! No lance seguinte, veio o terceiro das amarelas. Em jogadaça coletiva, Angeldahl ajeitou de calcanhar, Kaneryd tabelou com Asllani e recebeu de volta na área, cruzando para o meio. Rolfo tentou completar, a bola bateu na marcação e sobrou com o gol vazio para Stina Blackstenius, que completou com facilidade para o fundo das redes.
!MAIS UM! Aos quatro minutos do segundo tempo, o quarto gol veio como uma cópia do primeiro. Escanteio pelo lado direito, Andersson levantou fechadinho, Ilestedt subiu com liberdade na pequena área e cabeceou firme para ampliar o marcador.
!PREGANDO O CAIXÃO! Se a Itália já não dava sinais de vida desde o primeiro tempo, o gol nos acréscimos veio como um golpe de misericórdia. A Azzurra teve escanteio a favor, mas a zaga cortou. Na sobra, Schough fez a bola viajar para o ataque e Jakobsson acertou uma casquinha na bola, suficiente para deixar Rebecka Blomqvist no mano a mano. A camisa 15 acertou linda meia-lua em Linari e tirou de Durante para fechar a conta.
FICHA TÉCNICA
Suécia 5x0 Itália
Data e horário: sábado, 29 de julho de 2023, às 4h30 (de Brasília)
Local: Sky Stadium, em Wellington (NZE)
Arbitragem: Cheryl Foster (árbitra), Michelle ONeill e Franca Overtoom (auxiliares), Myriam Marcotte (quarta árbitra), Pol van Boekel e Marco Fritz (VAR)
Público: 29.143 presentes
Cartões amarelos: -
Gols: Amanda Ilestedt, aos 39' e aos 50'; Fridolina Rolfo, aos 44'; Stina Blackstenius, aos 45+1'; e Rebecka Blomqvist, aos 90+5'(SUE)
SUÉCIA (Técnico: Peter Gerhardsson)
Zecira Musovic; Nathalie Bjorn, Amanda Ilestedt, Magdalena Eriksson e Jonna Andersson; Filippa Angeldahl e Elin Rubensson (Caroline Seger); Rytting Kaneryd (Sofia Jakobsson), Kosovare Asllani (Madelen Janogy) e Fridolina Rolfo (Olivia Schough); Stina Blackstenius (Rebecka Blomqvist)
ITÁLIA (Técnica: Milena Bertolini)
Francesca Durante; Lucia Di Guglielmo (Martina Lenzini), Elena Linari, Cecilia Salvai e Lisa Boattin; Manuela Giugliano e Arianna Caruso Valentina Cernoia); Sofia Cantore, Giulia Dragoni (Giada Greggi) e Barbara Bonansea (Annamaria Serturini); Chiara Beccari (Valentina Giacinti)