O momento é de decisão. E a Alemanha preferiu pagar do que colocar algum jogador de seu elenco para falar com os jornalistas antes do confronto ante a Espanha, às 16h (de Brasília) deste domingo (27). Decidiu pagar a multa cobrada pela Fifa por contrariar a norma. E sobrou só para o técnico Hansi Flick encarar as perguntas sobre o que esperar do dia que pode selar a segunda eliminação seguida da seleção na fase de grupos da Copa do Mundo.
+ TUDO O QUE ROLA NO QATAR: Acompanhe o dia a dia das seleções e as notícias mais importantes da principal competição esportiva
Em sua terceira entrevista desde a derrota de virada para o Japão, Flick deu um tempo nas desculpas, nas falas motivacionais e afins. O treinador enfim falou da Espanha. A temida adversária. Que venceu os germânicos por 2 a 0 em 2020. Que atropelou a Costa Rica por 7 a 0 na estreia.
- Eu realmente aprecio Luis Enrique (técnico alemão). Nos encontramos algumas vezes e sempre foi muito divertido conversar com ele. Formou uma equipe jovem e de qualidade incrível. A sua equipa está perfeitamente coordenada e tem em Sergio Busquets um jogador que é o coração da equipa. A qualidade que Pedri e Gavi trazem com eles tão jovens é fantástica. Ambos são muito bem treinados no futebol e se desenvolveram muito bem no Barcelona.
Flick foi além. Destacou que em material humano a Alemanha se equipara com a Espanha. Mas poderia aprender muito o trabalho que a Fúria vem realizando.
- O futebol alemão pode ter a Espanha como modelo no que diz respeito ao treinamento, especialmente no que diz respeito à técnica e tática. Caso contrário, estou feliz com este time que posso treinar.
Sobre a decisão de nenhum jogador viajar da concentração alemã para o local onde se realizou a entrevista, Flick culpou a distância como grande culpada.
- Não queríamos que nenhum jogador passasse tanto tempo dentro de um carro. Foram quase três horas para vir aqui. E temos um jogo fundamental. Avisei eles (jogadores): 'deixem, vou sozinho'. Temos treino noturno. Não entendi o motivo pelo qual não se realiza essa entrevista em nossa sede, tem toda a estrutura necessária. Mas a Fifa recusou.
Diante de tanta concentração (todos os treinos foram fechados, por exemplo) é esperado que a Alemanha melhore seu desempenho. E Flick prometeu isso aos fãs.
- Amanhã (domingo) veremos uma equipa que sabe o que está em jogo. Uma equipa que tudo fará para que a porta para os oitavas de final esteja ainda aberta na última jornada. O foco absoluto está no jogo de amanhã. É a primeira final para nós nesta Copa do Mundo.
+ Alemanha e Argentina vão cair? Lembre gigantes já eliminados na primeira fase de Copas
> Confira a tabela e simule resultados da Copa do Mundo-22 do Qatar
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE