Tragédia da Alemanha não foi só em campo: audiência na TV despenca em relação a 2018

Derrota para o Japão teve menos da metade da audiência da estreia no Mundial de 2018 

Escrito por

A decepção da Alemanha não foi referente apenas à derrota por 2 a 1 para o Japão, de virada, na última quarta-feira (23). Cumprindo o que se esperava, os germânicos mostraram o seu claro desinteresse pela Copa do Mundo deste ano. E a audiência de TV na estreia despencou em comparação com o Mundial de quatro anos atrás, na Rússia.


+ TUDO O QUE ROLA NO QATAR: Acompanhe o dia a dia das seleções e as notícias mais importantes da principal competição esportiva

Segundo números apresentados pelo jornal alemão 'Welt', em média 9,23 milhões de pessoas assistiram o tropeço histórico para o Japão pela 'ARD', emissora que transmite as partidas da Copa no país europeu.

O número é menos da metade das cerca de 26 milhões de pessoas que pararam em 2018 para assistir a estreia alemã, uma derrota por 1 a 0 para o México, na emissora 'ZDF'.

A audiência reflete na participação de mercado das TVs que transmitiram os jogos germânicos. Em 2018, era de 81,6%. Neste ano caiu para 59,7%.

- O resultado fraco inclui o horário de início da semana às 14h, o que dificultou a observação de estudantes e profissionais em particular - destacou a 'ARD' em comunicado.

No entanto, olhando para os torneios dos últimos anos, há uma queda histórica. Os jogos alemães em horários semelhantes e com audiências mais altas foram, por exemplo, em 2002, na Coreia do Sul e Japão, às 13h30 (horário de Berlim) contra Camarões (15,7 milhões, 77%) ou em 2010, na África do Sul, às 13h30 (horário de Berlim), contra a Sérvia (22 milhões, 87%).

Na Copa do Mundo da Rússia, por exemplo, todos os três jogos alemães quebraram a marca de 25 milhões de pessoas assistindo.

+ Live do LANCE! recebe Zico e Uchôa em dia de estreia do Brasil na Copa

Segundo pesquisa publicada pelo 'Der Spiegel' antes da estreia germânica, 70% dos alemães não tem planos de assistir qualquer jogo do Mundial ou ao menos se manter informado sobre o que acontece no Qatar.

Segundo o periódico, a tendência é clara: em comparação com a Copa na Rússia , 77% dos entrevistados afirmaram que seu interesse caiu (63% até disseram 'com certeza'). Por outro lado, apenas 2% disseram que seu interesse no torneio aumentou.

Perguntados pela revista 'Der Spigel', as razões para o declínio geral no entusiasmo pelo Mundial são diferentes. Acima de tudo, há as circunstâncias especiais em torno da Copa disputada no emirado. O motivo mais citado, com 57%, é a situação dos direitos humanos no país asiático.

Conforme o LANCE! revelou, de todos os principais participantes da Copa, a Alemanha é a que teve o menor número de ingressos vendidos, por exemplo, ficando atrás de México, Brasil e Argentina, países com economia piores que a dos europeus.

+ Quais são os maiores jogadores da Seleção em Copas do Mundo? Veja votação na redação do LANCE!
> Confira a tabela e simule resultados da Copa do Mundo-22 do Qatar
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!