Há 16 anos, Brasil bateu turcos e foi à final da Copa pela última vez
Seleção Brasileira venceu a Turquia na semifinal da Copa do Mundo de 2002 em 26 de junho e deu mais um passo para a conquista do quinto título mundial
Foi num 26 de junho que o Brasil carimbou pela última vez uma vaga para a final de Copa do Mundo. Há exatos 16 anos, a Seleção Brasileira venceu a Turquia por 1 a 0, pela semifinal, em Saitama, no Japão, e foi à decisão buscar o pentacampeonato mundial contra a Alemanha. Ronaldo marcou o gol, de "biquinho", vencendo o goleiro Rustu, que fez grandes defesas no jogo.
O adversário da semi foi o mesmo da estreia na Copa, que começou para o Brasil com vitória por 2 a 1 sobre os turcos. Tanto o primeiro jogo quanto o reencontro, na semi, foram partidas duras para o time de Luiz Felipe Scolari. O Fenômeno marcou aos quatro minutos do segundo tempo e a Seleção segurou o resultado para dar mais um passo rumo ao título.
O jogo da semi ficou marcado pela inusitada participação de Denilson, atacante brasileiro que foi perseguido por quatro turcos ao sair da área e correr para a linha de fundo com a bola, fazendo o Brasil ganhar tempo. A imagem correu o mundo e Denilson é lembrado até hoje pela "perseguição".
Ronaldinho Gaúcho, suspenso por expulsão nas quartas de final, contra a Inglaterra, não jogou contra a Turquia. O Brasil garantiu a vaga na decisão com Marcos, Lúcio, Edmílson, Roque Júnior; Cafu, Roberto Carlos; Gilberto Silva, Kléberson (Belletti), Rivaldo; Ronaldo (Luizão), Edílson (Denílson).