Argentina x Brasil? Saiba quando as seleções podem se enfrentar na Copa do Mundo
Colocação de equipes em seus respectivos grupos é o que vai diferenciar adversários até uma eventual final<br>
Brasil e Argentina, pelo chaveamento, só têm duas possibilidades de se encontrarem nesta Copa do Mundo: semifinal ou na grande final. Quer saber como? O LANCE! explica.
Hoje, o Brasil ocupa a liderança de sua chave, e a Argentina aparece na segunda colocação. Para ficar com o primeiro lugar do Grupo C, os "hermanos" precisam vencer a Polônia e torcer para a Arábia Saudita não vencer o México por uma grande diferença de gols. Empate ou derrota dos árabes, obviamente, também servem para os argentinos. Já o Brasil, no Grupo G, depende só de si pela ponta. Em caso de vitória sobre a Suíça e um empate entre Sérvia e Camarões, o primeiro - e provável - lugar está confirmado.
Acontecendo o que é esperado, sem zebras, ambos na primeira colocação de seus grupos, Brasil e Argentina podem se encarar antes de uma eventual final, pois ficarão no mesmo chaveamento das oitavas de final. Avançado de fase, os arquirrivais se enfrentarão por uma lugar na grande decisão. Com ambas avançando em primeiro, a Argentina jogaria no dia 3 de dezembro, no Estádio Ahmed Bin Ali, às 16h (de Brasília) contra o segundo colocado do Grupo D, hoje na disputa estão Dinamarca, Tunísia e Austrália - a França deve confirmar a ponta.
No caso do Brasil, avançando em primeiro, a Seleção Brasileira atuaria no dia 5 de dezembro, no Estádio 974, às 16h (de Brasília). Avançando em segundo lugar, o Brasil joga no dia 6 de dezembro, às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail. Já a Argentina, se for segunda colocada, joga no dia 4, no Al Thumana, às 12h (de Brasília).
Para termos uma final entre Brasil e Argentina é preciso que um deles não avance em primeiro lugar de seus grupos. Isto é, se o Brasil garantir a primeira posição e a Argentina avançar em segundo lugar, as equipes ficarão em chaveamentos diferentes, com chances de se encontrar em uma eventual final ou em uma disputa por 3º lugar. Isto vale também se a Argentina ficar em primeiro e o Brasil em segundo. Se ambos ficarem com o segundo lugar de seus grupos, um eventual confronto seria na semifinal.
QUATRO DUELOS EM COPAS DO MUNDO
Brasil e Argentina talvez formem a maior rivalidade entre as seleções de todo o futebol. E elas já se encontraram em quatro oportunidades em Mundiais, com duas vitórias do Brasil, um empate e uma vitória da Argentina. A vitória dos Hermanos foi no último confronto, nas oitavas de final da Copa de 1990, por 1 a 0, gol de Caniggia.
Anteriormente, em 1982, Brasil e Argentina se enfrentaram na segunda fase - quando era chaveamento - e o Brasil venceu por 3 a 1. Na Copa de 1978, na mesma fase de 1982, empate por 0 a 0, em Rosário, ano em que os argentinos levaram seu primeiro título. O outro confronto foi quatro anos antes, na Alemanha, também pela segunda fase e vitória do Brasil por 2 a 1, com gols de Rivellino e Jairzinho.
TODOS OS JOGOS BRASIL X ARGENTINA EM COPAS
Copa do Mundo 1974 - Brasil 2x1 Argentina - Segunda fase
Copa do Mundo 1978 - Brasil 0x0 Argentina - Segunda fase
Copa do Mundo 1982 - Brasil 3x1 Argentina - Segunda fase
Copa do Mundo 1990 - Brasil 0x1 Argentina - Oitavas de final