Argentina amplia invencibilidade em semifinais de Copa do Mundo; veja histórico

Seleção nunca perdeu em semifinais da Copa do Mundo. A última vítima foi a Croácia

Escrito por

A Argentina venceu a Croácia e está na final da Copa do Mundo 2022. Esta foi a sexta semifinal de Mundial disputada pela seleção sul-americana, que nunca perdeu nesta fase do torneio. Abaixo, o LANCE! apresenta o retrospecto argentino em semifinais de Copa.

Apesar de ter chegado a cinco finais de Copa do Mundo, a Argentina soma apenas dois títulos mundiais. A seleção buscará o tricampeonato na decisão do próximo domingo, 18 de dezembro. O adversário será o vencedor do confronto entre França e Marrocos.

+ ATUAÇÕES: Messi e Julián Álvarez conduzem Argentina à final da Copa do Mundo

1930 - URUGUAI

Na Copa de 1930, os argentinos tiveram uma arrancada rumo à final. Monti e Scopelli abriram o caminho para a vitória. Mas as atuações inspiradas do artilheiro da Copa, Guillermo Stébile, e de Carlos Peucelle, que anotaram dois gols cada um, os argentinos golearam os Estados Unidos por 6 a 1.

Em clássico da Bacia do Prata, os argentinos amargaram a derrota por 4 a 2 para o Uruguai na primeira edição do torneio.

1978 - ARGENTINA

A Copa do Mundo disputada em 1978 teve um formato diferente. Havia uma segunda fase, e quem ia para a decisão era o primeiro colocado de cada grupo. A Argentina garantiu sua vaga após uma goleada polêmica por 6 a 0 sobre o Peru. O resultado eliminou o Brasil pelo saldo de gols.

A final contra a Holanda foi dramática. Após um empate em 1 a 1 no tempo normal, com direito ao holandês Resenbrink chutar o título na trave, a Argentina viu Kempes e Bertoni garantirem a conquista com a vitória por 3 a 1

Argentina goleou o Peru em 1978 (Foto: Reprodução / Internet)

1986 - MÉXICO

Novamente disputada com formato que previa torneio mata-mata, a Copa de 1986 teve outro momento no qual a Argentina foi semifinalista. Ídolo albiceleste, Maradona conduziu a seleção à decisão ao garantir uma vitória por 2 a 0 sobre a surpreendente Bélgica do talentoso Gerets e do goleiro Pfaff. "El Diez" marcou os dois gols na partida.

Depois, veio uma decisão com a Alemanha Ocidental para lá de acirrada. Brown e Valdano deixaram os "hermanos" na frente. Rummenigge e Völler fizeram os alemães buscarem o empate. Só que, três minutos depois, Burruchaga entrou em cena e assegurou a vitória por 3 a 2.

1990 - ITÁLIA

Quatro anos depois, a Argentina outra vez chegou à semifinal da Copa do Mundo. A anfitriã Itália se dividiu com a paixão despertada pelo ídolo do Napoli Maradona.

Os italianos chegaram a sair na frente com o artilheiro Schillaci e vinham fazendo uma boa partida. No entanto, a Argentina fez o que parecia improvável naquele Mundial: marcaram um gol nos italianos. Olarricoechea cruzou e, após falha de Zenga, Caniggia marcou de cabeça.

O empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação levou o jogo para os pênaltis. Os argentinos venceram por 4 a 3 a Itália, que viu Donadoni e Serena desperdiçarem cobranças.

Os argentinos foram para a decisão novamente com a Alemanha Ocidental. Desta vez, os alemães levaram a melhor, quando um gol de Brehme, de pênalti, decretou a vitória por 1 a 0.

2014 - BRASIL

A Argentina foi avançando na Copa de 2014 até se deparar com a Holanda. Em jogo no qual Higuaín e Robben perderam as pouquíssimas chances, o placar em branco persistiu no tempo normal. Os argentinos criaram mais oportunidades na prorrogação, mas o empate em 0 a 0 persistiu.

Na marca de cal, a estrela de Sergio Romero brilhou. O goleiro defendeu as cobranças de Vlaar e Sneidjer e definiu o triunfo por 4 a 2 nos pênaltis.

A Alemanha, outra vez, foi a adversária argentina. Após um tempo normal no empate sem gols, Mario Götze fez o 1 a 0 na prorrogação.

Siga o Lance! no Google News