Os torcedores da Argentina mais supersticiosos podem se agarrar em algumas coincidências caso queira seguir sonhando com o título da Copa do Mundo. Neste sábado, a Albiceleste encara a Austrália nas oitavas de final da competição e uma das semelhanças envolve, justamente, os Socceroos.
Em 2006, a Austrália avançou pela primeira e, até então, única vez da fase de grupos para o mata-mata da Copa do Mundo. Nas oitavas de final, a equipe da Oceania enfrentou a Itália. Na ocasião, a Azzurra venceu a partida por 1 a 0 e conquistou o título na decisão contra a França.
+ Argentinos criticam escolha da arbitragem do jogo contra a Austrália
No Qatar, a Argentina iniciou sua trajetória com uma derrota surpreendente contra a Arábia Saudita. A última vez que a Albiceleste iniciou uma campanha de Mundial com um resultado negativo aconteceu em 1990. Naquela edição, os "hermanos" chegaram na final, mas foram derrotados para a Alemanha, que já está eliminada em 2022.
Quando pensamos na Copa do Mundo de 1986, edição em que Maradona deu o título para a Albiceleste, as coincidências são ainda maiores. Naquele ano, o Canadá também havia participado do Mundial e ficou em último lugar de seu grupo sem pontuar. Por outro lado, Marrocos liderou sua chave e avançou às oitavas de final, como em 2022.
A última vez que um jogador vencedor da Bola de Ouro em ano de Copa do Mundo não disputou a competição aconteceu em 1978. Kevin Keegan foi eleito o melhor jogador do mundo, mas a Inglaterra não se classificou para a principal competição de futebol. Na atual edição, Karim Benzema, que conquistou o Ballon d'Or em outubro, não participa do torneio por conta de lesão.
Não é possível se agarrar apenas em coincidências para conquistar o título da Copa do Mundo, mas a Argentina busca encerrar o jejum de 36 anos sem erguer o maior troféu do esporte. Liderados em campo por Lionel Messi, a Albiceleste retoma seu objetivo diante da Austrália neste sábado, às 16h (horário de Brasília).