Mesmo após a vitória nos pênaltis sobre a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo, os jogadores da Argentina detonaram a arbitragem comandada por Mateu Lahoz. O goleiro Emiliano Martínez, herói da Albiceleste com duas defesas nas cobranças de pênaltis, colocou em dúvida a intenção do espanhol.
- O árbitro deu 10 minutos de acréscimos. Queria que eles (a Holanda) empatasse. É o pior árbitro de longe.
O juiz também foi cornetado por Lionel Messi, um dos principais destaques da Argentina na partida com um gol e uma assistência. Na partida, Lahoz marcou 48 faltas e distribuiu 15 cartões amarelos no jogo.
- Não posso ser sincero, não posso falar o que penso, depois te punem. Mas acredito que as pessoas viram o que aconteceu. Tínhamos medo antes da partida, pois sabíamos como ele era. Acho que a Fifa tinha que fazer algo. Não pode colocar um árbitro assim nessa instância.
Após abrir 2 a 0 no marcador, a Argentina sofreu o empate no último lance da segunda etapa após uma cobrança de falta ensaiada que terminou com gol de Weghorst. Ainda assim, os sul-americanos venceram a disputa nas cobranças de pênaltis por 4 a 3 e encaram a Croácia na semifinal da Copa do Mundo.