Lionel Messi chegou a 13 gols em Copas do Mundo, após marcar dois gols para Argentina na final contra a França, e ultrapassou a marca de Pelé, que havia balançado as redes em doze oportunidades na competição. O camisa 10 da Argentina ficou com a vice-artilharia da competição com sete gols marcados.
Além de ultrapassar o feito de Pelé, o craque sul-americano igualou a marca de Just Fontaine, mas ainda está atrás de outros grandes nomes. Gerd Muller (14), Ronaldo "Fenômeno" (15) e Miroslav Klose (16) estão na frente do craque, que afirmou que disputaria sua última Copa do Mundo em 2022.
Neste domingo, o camisa 10 também ultrapassou a marca de Lothar Matthaus e se tornou o atleta com mais partidas em uma Copa do Mundo com 26 jogos. Além disso, o craque pode ser o primeiro jogador a balançar as redes em todas as fases do mata0mata do torneio e erguer o troféu ao fim da competição.
Após os títulos da Copa América 2021 e da Finalíssima 2022, Messi conquistou a Copa do Mundo e colocou em sua galeria de troféus o inédito e mais almejado título do futebol. Com isso, a Argentina encerrou um jejum de 36 anos sem vencer a competição.