Quantas finais de Copa do Mundo a Argentina já disputou? Relembre os títulos

Seleção argentina alcançou a final na Copa do Mundo de 2022 após vencer a Croácia

Escrito por

A seleção argentina venceu a Croácia por 3 a 0 nesta terça-feira e alcançou a final da Copa do Mundo de 2022, em Doha, no Qatar. Esta é a sexta vez que os argentinos alcançaram a grande decisão do torneio. Relembre com o LANCE! o retrospecto em finais dos "hermanos".

+ Messi iguala recorde histórico de Copas do Mundo em jogo contra a Croácia

A primeira final disputada pela Argentina na história da Copa do Mundo foi justamente na primeira edição do torneio, em 1930. Na ocasião, os argentinos perderam a decisão para o Uruguai, seleção anfitriã, por 4 a 2.

Após a primeira aparição na final, a seleção argentina só foi retornar a partida mais importante do torneio em 1978, quando conquistou o primeiro título da própria história. Ainda sem Diego Maradona, e liderados Mario Kempes, os argentinos se consagraram campeões da edição após derrotarem a Holanda por 3 a 1.

Oito anos após a primeira conquista, a Argentina retornou à final do Mundial e foi novamente campeã. Em 1986, desta vez liderados pelo grande ídolo Diego Maradona, os "hermanos", venceram a Alemanha por 3 a 2. Na edição seguinte, em 1990, as equipes retornaram a protagonizar a final e mas neste ano, a Argentina saiu derrotada, por 1 a 0.

+ Messi em Copa do Mundo: veja números de gols e jogos do atacante na história do torneio

Depois, o país amargou 24 anos de jejum sem alcançar a grande final do Mundial. Até que em 2014, liderados por Messi, os argentinos puderam retornar a principal partida do torneio. Porém, quis o destino que a seleção tornasse mais uma vez vice-campeã contra a mesma Alemanha, de 1990, pelo mesmo placar. 

Em 2022, a seleção argentina retorna a final da Copa do Mundo após vencer a Croácia na semifinal. Agora, Lionel Messi e companhia esperam o resultado da partida entre França e Marrocos para saber quem enfrentará na grande decisão. A finalíssima deste ano ocorre no domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail. 

Siga o Lance! no Google News