A Argentina conta com o brilho de Lionel para vencer a França, neste domingo, e conquistar a Copa do Mundo 2022. A afirmação serve para Messi, mas também para Scaloni, o treinador que levou a seleção de volta à decisão do Mundial. Abaixo, o LANCE! apresenta a história do técnico argentino.
O mais novo entre os 32 técnicos da Copa, Lionel Scaloni tem 44 anos e está no primeiro trabalho como treinador principal. Antes de assumir o cargo, ele foi auxiliar de Jorge Sampaoli no Sevilla (2016-2017) e na própria seleção argentina (2017-2018). A forma como Scaloni ascendeu ao cargo de treinador principal é curiosa.
Sampaoli deixou o comando após a decepção na Copa de 2018 e o cargo ficou disponível. A Associação de Futebol Argentino (AFA) vivia crise interna, e por falta de opções, o ex-auxiliar assumiu como interino. Os primeiros resultados foram positivos e ele foi efetivado. Além da evolução dentro de campo, o outro êxito de Scaloni foi aproximar a seleção do povo argentino.
+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores atualizada
Como jogador, Scaloni era lateral-direito e fez boa parte de sua carreira na Europa, principalmente na Espanha e na Itália. Ele disputou apenas sete jogos com a camisa da seleção da Argentina, mas chegou a ser titular durante a Copa do Mundo 2006. Naquele time, ele conviveu com Messi e outros dois jogadores que são seus auxiliares atualmente: o zagueiro Ayala e o meia Pablo Aimar.