O Estádio Lujniki é a principal sede deste Mundial. Afinal de contas, sediou a abertura e será o palco da final. No entanto, encontra um "rival" à altura dentro de Moscou e que, para boa parte dos russos, é um motivo de muito orgulho: o estádio do Spartak (ou Otkritie Arena). O local receberá cinco jogos desta edição da Copa do Mundo, incluindo o deste sábado entre Argentina e Islândia.
O LANCE! esteve nesta sexta-feira no palco da estreia de Messi nesta Copa, e que também receberá o Brasil no jogo diante da Sérvia, dia 27, e colheu algumas histórias para detalhar o quão importante um estádio novo (foi inaugurado em 2014) tem relação direta com a sua torcida, a seleção nacional e até mesmo a região onde está localizado (Tushino, ao norte de Moscou).
TIME DO POVO
O Spartak é o clube de maior torcida e o mais popular da Rússia. Em Moscou, os times eram vistos como seguimentos da sociedade (hoje esse perfil mudou um pouco): o Spartak era o popular, o CSKA o militar, o Dínamo dos políticos, o Lokomovit dos ferroviários e por aí vai.
Uma prova da força e do tamanho da torcida do Spartak estará em campo a partir deste sábado: todos os stewards que estarão nos cincos jogos são torcedores declarados do clube, mas não quiseram gravar entrevista.
A própria seleção da Rússia realiza alguns de seus jogos amistosos ali.
CONSTRUÇÃO FOI COM DINHEIRO PRÓPRIO
Durante muito tempo, os torcedores ansiavam para que o clube tivesse sua própria casa. O Spartak usava diversos estádios, inclusive o Lujniki. Com a Copa, isso se tornou realidade. E um dado que deixa o fã do Spartak ainda mais orgulhoso: além de ser o estádio particular com maior capacidade (pouco mais de 45 mil pessoas), ele foi construído com recursos do próprio Spartak (o gasto total foi estimado em 430 milhões de dólares).
- O Spartak é o clube mais popular e da torcida mais fanática. O caso de ter o próprio estádio incluído para jogos da Copa e o dos rivais não foi motivo de satisfação. Além do fato de a obra do local não ter nenhum dinheiro colocado do governo ou de empresa. Foi o próprio clube. Então é especial saber que aqui terão cinco jogos e que Neymar e Messi vão atuar neste campo - disse o jornalista russo Egor Kuznetsov, do "Sportbox.ru"
REVITALIZAÇÃO DA ÁREA
O local onde o Spartak construiu o seu estádio fica mais ao norte de Moscou. Por conta da existência dele, a linha 7 do metrô ganhou uma estação que leva o nome do clube. É uma estação quase "fantasma" devido à baixa frequência em dias sem partidas.
No entanto, em dia de jogos, a localização facilita a vida do torcedor. E com a chegada do empreendimento, a área foi valorizada e é possível ver prédios novos nas proximidades.
RESPEITO AO PASSADO
O Spartak é um clube tradicional e valoriza muito a sua história. E isso é mostrado em diversos pontos do estádio. A estátua de um grande guerreiro espartano, símbolo do clube, é uma das principais atrações na entrada.
Outro monumento interessante faz reverência a um dos maiores jogadores da história do Spartak: Fedor Cherenkov. Além, claro, de uma estátua aos irmãos Starostin, fundamentais para a popularização e crescimento do Spartak no futebol russo.
GRAMADO
A Argentina não fez o último treino antes da estreia no local. Mas a Islândia fez. E a condição do gramado é excelente. Digna para receber dois dos três melhores jogadores da atualidade: Messi e Neymar.
No caso do brasileiro, a partida contra a Sérvia fecha o Grupo E. Além disso, o estádio recebe um jogo uma decisão: a partida de oitavas de final entre o primeiro colocado do Grupo H contra o segundo colocado de G.