Colômbia fez mais gols do que Brasil e Argentina somando 2014 e 18
Apesar de serem mais fracos do que os rivais, Cafeteros têm menos jogos e mais eficiência do que os rivais sul-americanos quando o assunto é bola na rede em 2014 e 2018
A Colômbia chegou a mais uma Copa do Mundo sem a badalação e a força de Brasil e Argentina. No que se refere a gols, contudo, a veia artilheira dos Cafeteros vem se sobressaindo à dos rivais sul-americanos, mesmo jogando menos partidas somando o Mundial de 2014 e o de 2018, que está em andamento.
Os colombianos vêm sendo mais eficientes que brasileiros e argentinos. Em 2014, liderados por James Rodríguez, anotaram 12 gols em cinco jogos, chegando às quartas de final, perdendo justamente para o Brasil. Na ocasião, Falcao García recuperava-se de grave lesão no joelho e não foi ao Mundial, que teve como artilheiro o próprio James, autor de seis tentos.
A título de comparação, Brasil e Argentina fizeram sete partidas em 2014. Caindo na semifinal após o fatídico 7 a 1 para a Alemanha e disputando o terceiro lugar, a seleção de Felipão anotou 11 gols. Os hermanos, por sua vez, ficaram com o vice e foram ainda menos efetivos com apenas oito bolas na rede.
Na Copa do Brasil, a Colômbia foi impecável na fase de grupos e terminou em primeiro com três vitórias: 3 a 0 na Grécia, 2 a 1 na Costa do Marfim e 4 a 1 no Japão. Nas oitavas de final, outro triunfo, desta vez por 2 a 0 sobre o Uruguai. Nas quartas, James até deixou o dele, mas os cafeteros ficaram pelo caminho após vitória dos anfitriões por 2 a 1.
EM 2018, RENDIMENTO CAIU
Na Rússia, a Colômbia não tem mantido o bom rendimento ofensivo de 2014, mas também passou em primeiro no Grupo H. Na estreia, a expulsão de Carlos Sánchez logo aos três minutos de jogo custou as chances de vitória: 2 a 1 para os japoneses. A recuperação veio em seguida no 3 a 0 sobre a Polônia. Por fim, 1 a 0 no Senegal e vaga garantida.
Até o momento, são cinco gols em três partidas na Copa de 2018. O número pode aumentar na próxima terça-feira, quando enfrenta a Inglaterra, em Moscou, pelas oitavas de final.
O Brasil também marcou cinco vezes no Mundial da Rússia e encara o México nas oitavas.
Aos trancos e barrancos, a Argentina passou da fase de grupos, com apenas três gols anotados. Neste sábado, perdeu para a França por 4 a 3, chegando a seis na competição. Contudo, os hermanos já estão eliminados.
VEJA QUANTOS GOLS FIZERAM COLÔMBIA, BRASIL E ARGENTINA DESDE 2014
COLÔMBIA: 17 gols em oito partidas
BRASIL: 16 gols em dez partidas
ARGENTINA: 14 gols em 11 partidas