Contra Bélgica, Tite tentará afastar Fernandinho do ‘fantasma do 7 a 1’
Volante da Seleção será titular na vaga de Casemiro, que cumprirá suspensão nas quartas de final. Desde o início do Mundial, técnico tenta valorizar remanescentes da Copa no Brasil
O volante Casemiro desfalcará a Seleção Brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo contra a Bélgica, em duelo marcado para a próxima sexta-feira em Kazan às 15h (de Brasília). Ele cumprirá suspensão por ter recebido dois cartões amarelo na competição. Abrirá oportunidade para a entrada de Fernandinho e para Tite dar continuidade ao seu plano de exorcizar os fantasmas da Copa passada no Brasil.
Fernandinho ficou marcado na fatídica goleada de 7 a 1 para a Alemanha na semifinal como um dos piores em campo no Mineirão. Ele teve uma atuação péssima e falhou diretamente em gols. Agora, terá a primeira chance como titular na Rússia, e certamente Tite trabalhará na semana para passar confiança e valorizar o camisa 17, como já fez com os outros cinco remanescentes de 2014: Thiago Silva, Marcelo, Paulinho, Willian e Neymar.
Marcelo e Thiago foram os dois primeiros escolhidos para serem capitães no rodízio implementado por Tite na Seleção. O lateral-esquerdo usou a faixa na estreia contra a Suíça e o zagueiro, contra Costa Rica na segunda rodada, e repetiu a dose nas oitavas de final contra o México. O treinador quis mostrar que não abre mão desses atletas e que são essenciais para o grupo. Assim, manteve Paulinho e Willian no time mesmo com eles atuando abaixo do esperado na maior parte da primeira fase. Já com Neymar, Tite corre junto e o protege sempre que pode, e sabe que o astro pode ser o fator desequilibrante para o hexa.
Fernandinho é o único remanescente de 2014 que não é titular de Tite na Copa na Rússia, e contra a Bélgica terá a oportunidade de seguir os passos de seus companheiros que sofreram com o fracasso no Brasil. Thiago , marcado pelo choro antes dos pênaltis contra o Chile nas oitavas de final em 2014, faz um Mundial impecável; Autor de gol contra na estreia contra a Croácia no Brasil, Marcelo deve voltar ao time após se recuperar de um trauma na lombar; Paulinho fez gol contra a Sérvia no fim da fase de grupos, Willian foi destaque contra o México com assistência para Neymar, que, por sua vez, já marcou dois gols e foi protagonista contra os mexicanos. Por enquanto, tem dado certo a tática de Tite de valorizar quem carregou o peso do vexame.
- Se pegássemos todo mundo que foi criticado na última Copa teria terra arrasada. não teria ninguém jogando e base na seleção. A vida e o futebol não são assim. Havia uma série de atletas importantes que teriam maturidade e experiência - afirmou Tite, antes da Copa.
A partida contra a Bélgica será uma prova de fogo para Fernandinho e terá sabor especial pelo reencontro com companheiros de clube. O volante do Manchester City (ING) terá como adversários o zagueiro Kompany e o meia De Bruyne, a quem, pelo posicionamento em campo, Fernandinho pode ter de marcar. Também jogam na equipe de Guardiola o goleiro Ederson, reserva de Alisson na Seleção, o lateral-direito Danilo e o atacante Gabriel Jesus.
Tite fará uso do conhecimento de Fernandinho sobre o adversário para ter êxito em sua missão e fazer a Seleção não sentir falta de Casemiro. Se der certo, terá recuperado totalmente Fernandinho e o hexa estará mais próximo.