Copa do Mundo 2030: saiba quais são os candidatos a sediar o torneio
Com o aumento do número de participantes a partir da edição de 2026, países lançam candidaturas em conjunto
- Matéria
- Mais Notícias
Apesar dos olhos estarem voltados para o Qatar, o local das Copas do Mundo de 2026 e 2030 chama a atenção dos torcedores. Já confirmada, a próxima edição será realizada em três países: Estados Unidos, México e Canadá. Porém, os donos da casa do torneio seguinte ainda estão em disputa na Fifa, com candidatos de diferentes continentes. Abaixo, o LANCE! discorre sobre os possíveis países que receberão a competição.
Relacionadas
+ Onde será a Copa do Mundo de 2026? Saiba mais sobre a edição após o Qatar
Os países-sedes da Copa do Mundo serão definidos e anunciados em 2024, no Congresso da Fifa. Até o momento, são duas fortes candidaturas: a proposta de Portugal, Espanha e Ucrânia, com o apoio da Uefa, e a união de Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai, junto à Conmebol.
Os países sul-americanos tentam a cartada de fazer uma edição em homenagem aos 100 anos do primeiro Mundial, realizado no Uruguai. Como planejamento, a grande decisão ocorreria no Estádio Centenário, construído para o torneio na época.
A ideia da Confederação Sul-Americana de Futebol era fazer uma candidatura quíntupla, com a soma da Colômbia no projeto. Porém, a Fifa não aprovou a quantidade exacerbada de países - a Copa do Mundo nunca teve mais que dois países como sede, e terá três em 2026.
Já a cartada de Portugal e Espanha, de adicionar a Ucrânia na candidatura, se mostrou como uma mensagem ao mundo de paz e união - o país do leste europeu está em guerra com a Rússia desde fevereiro deste ano, e sofreu com o poder bélico dos russos durante os últimos meses.
Com a mudança para 48 seleções, a vontade da Fifa era de acatar uma candidatura com mais de um continente envolvido. Tentou-se implementar em prática a candidatura de três países de três continentes: Arábia Saudita, da Ásia, Grécia, da Europa, e Egito, da África.
No entanto, apesar da excelente relação da Fifa com os sauditas, o plano esbarrou na falta de apoio da Uefa, que já tem a sua preferência pela candidatura com três países da Europa.
A Copa do Mundo de 2022, realizada no Qatar, se encerra no dia 18 de dezembro, no Lusail Stadium, com a grande final. Realizado no fim do ano pela primeira vez na história, o torneio deve ocorrer, em 2026, no fim da temporada europeia - entre junho e julho.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias