Copa do Mundo: surpresa do Grupo E, Japão pode parar no caminho do Brasil
Seleção japonesa bateu Alemanha e Espanha na fase de grupos; time asiático pode pintar no caminho da Seleção Brasileira
A seleção do Japão fez história na Copa do Mundo do Qatar. Os "Samurais Azuis" bateram a Espanha por 2 a 1 nesta quinta-feira e garantiram vaga no mata-mata do Mundial, na primeira posição do Grupo E. Alemanha e Costa Rica, que se enfrentaram na última rodada, foram eliminadas.
+ Veja a tabela da Copa do Mundo 2022
O resultado surpreendeu, e pode colocar o Japão no caminho da Seleção Brasileira. Nas oitavas de final, os japoneses encaram a Croácia na próxima segunda-feira ao 12h (de Brasília). Caso o Brasil termine sua participação no Grupo G em primeiro lugar, pode enfrentar a equipe asiática nas quartas de final, por conta do chaveamento.
O cruzamento "esperado" nesta fase para a Seleção Brasileira seria Espanha ou Alemanha, tratados como os favoritos do Grupo E. Portanto, a eliminação dos alemães e a segunda colocação dos espanhóis mudou o cenário, colocando o Japão como um dos possíveis adversários do Brasil na Copa do Mundo do Qatar.
Por sua vez, a Espanha "escapou" de enfrentar a Amarelinha e, devido ao chaveamento, só encara a seleção pentacampeã do mundo em uma eventual decisão. A última vez que Brasil e Japão se enfrentaram em Copas foi em 2006, quando o time brasileiro bateu os japoneses por 4 a 1, com gols de Ronaldo Fenômeno, Gilberto Silva e Juninho Pernambucano.