Quatro anos após ser finalista, a Croácia voltou a avançar em uma Copa do Mundo e eliminou o Brasil nas penalidades, por 4 a 2, nas quartas de finais. Em entrevista, o técnico Zlatko Dalic desabafou e exaltou a qualidade de sua equipe. O profissional também alfinetou aqueles que diziam que o elenco não representava o futebol croata.
- Precisamos disso, aqui é a Croácia! Eu disse para nunca nos subestimar, orgulho, fé e patriotismo. Esta é a vitória da nova Croácia, todos deram o seu máximo, uma grande saudação aos meus "amigos" que escrevem que não é a Croácia, agora vocês viram. Divirta-se com os zagueiros croatas, você merece, assim como nossos torcedores! - disse Dalic logo após a partida das quartas de final da Copa do Mundo do Catar, antes de completar:
- Meus jogadores não são normais! Obrigado também aos jogadores que não jogam, mas estão aqui e contribuem. Somos um país com cerca de três milhões e meio de habitantes, e pela segunda vez sob minha liderança estamos nas semifinais, estou orgulhoso - acrescentou.
Em um jogo bem disputado, a Croácia conseguiu segurar o ímpeto ofensivo da seleção de Tite e a partida terminou 0 a 0 no tempo normal. Na prorrogação, Neymar abriu o placar ainda no primeiro tempo, mas os croatas foram buscar a quatro minutos do fim da prorrogação com Petkovic.
+ Confira e simule a tabela da Copa do Mundo
Na disputa de pênaltis, Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram suas cobranças, enquanto a Croácia acertou todas as batidas e garantiu a vaga na semifinal de uma Copa do Mundo pela segunda edição consecutiva. Vale lembrar que os europeus também avançaram nos pênaltis nas oitavas, diante do Japão.
A Croácia, agora espera pelo vencedor do duelo entre Argentina e Holanda, que jogam ainda nesta sexta-feira às 16h (de Brasília). A semifinal está marcada para terça-feira, dia 13, também às 16h (de Brasília), no Lusail.