menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Curiosidades das Copas: em três títulos, Brasil foi algoz de país-sede

Em 58, 62 e 94, Seleção teve o anfitrião no caminho trilhado para a conquista do título; Itália (duas vezes), Uruguai e Alemanha foram as outras a conseguirem a façanha

Copa de 1958 - Brasil passou pelos anfitriões suecos na decisão por 5 a 2, com brilho de Pelé 
imagem cameraAFP
Avatar
Lance!
São Paulo (SP) 
Dia 30/05/2018
19:00
Atualizado em 19/06/2018
11:52

  • Matéria
  • Mais Notícias

Seleção que mais vezes conquistou a Copa do Mundo, o Brasil foi o carrasco do país-sede em três de suas cinco conquistas. Apenas em 1970, no México, e em 2002, na parceria Coreia do Sul/Japão, a equipe canarinho não teve pela frente o anfitrião. Itália (duas vezes), Uruguai e Alemanha foram as outras campeãs que emendaram na campanha a derrubada dos donos da casa. Ironicamente, o Brasil foi vítima do mesmo veneno nas duas vezes em que sediou a competição: em 50, perdeu a decisão para os uruguaios, e em 2014 levou os humilhantes 7 a 1 dos futuros campeões alemães. A Itália superou a França na caminhada para o bi, em 38, e passou pela Alemanha na semifinal em 2006. 

O primeiro título mundial da Seleção Brasileira saiu após histórica vitória por 5 a 2 sobre a Suécia. Histórica pelo mais evidente, a taça, e também por conta do placar com brilho de Pelé, então um garoto de 17 anos. O menino, que seria "coroado Rei", fez dois na decisão, mesmo número de Vavá. O outro foi de Zagallo. Quatro anos mais tarde, o bi seria conquistado com a assinatura de Mané Garrincha, içado a astro da equipe após lesão de Pelé ainda na primeira fase. Na semifinal, os anfitriões chilenos foram as vítimas, derrotados por 4 a 2, O ponta direita fez dois e Vavá (mais uma vez) também balançou as redes em duas oportunidades. 

Em 1994, os 24 anos de espera foram interrompidos com a celebração do tetra. E na trajetória, a equipe comandada por Parreira superou os anfitriões Estados Unidos por 1 a 0, nas oitavas de final. A partida ficou ainda mais famosa por ter ocorrido no dia 4 de julho, quando se comemora o aniversário da declaração da Independência americana. Bebeto fez o gol quando a Seleção tinha um a menos em decorrência da expulsão do lateral Leonardo após cotovelada em Tab Ramos. 

27/3 - 15h45 - Alemanha x Brasil: Revanche dos 7 a 1 ou um simples amistoso: Alemanha e Brasil vão responder a esta pergunta nesta terça
Na conquista do tetra, em 2014, Alemanha goleou o Brasil, anfitrião da disputa, nas semifinais (Foto: GABRIEL BOUYS / AFP)

OS OUTROS CAMPEÕES QUE ELIMINARAM ANFITRIÕES 

ITÁLIA
1938 - Italianos passaram pela França nas quartas de final: 3 a 1
2006 - A Alemanha caiu para a Itália nas semifinais: 2 a 0 na prorrogação

URUGUAI
1950 - Na decisão, o episódio que ficou conhecido como Maracanazo: 2 a 1 no Brasil e o bicampeonato da Celeste 

ALEMANHA
2014 - Na semifinal, alemães impõem a pior derrota da história da Seleção Brasileira em Copas: 7 a 1

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias