A seleção do Equador pode fazer história na Copa do Mundo de 2022. Caso se classifique para as oitavas de final nesta terça-feira, às 12h (de Brasília), no Grupo A, os equatorianos igualam a melhor campanha do país em uma edição do torneio. O Equador enfrenta Senegal e, para se classificar, só não pode perder a partida.
+ Modelos que estão no Qatar são apontadas como romances de Neymar e Vinicius Jr
Essa é apenas a quarta edição de Copa do Mundo disputada pelo Equador. A seleção sul-americana jogou o torneio apenas neste século: 2002, 2006, 2014 e, agora, joga em 2022.
O Equador só passou de fase em 2006, quando parou nas oitavas de final. E uma coincidência: na época, também integrava o Grupo A, no qual passou em segundo lugar, atrás apenas da Alemanha, anfitriã daquela edição.
Vitórias por 2 a 0 sobre a Polônia e 3 a 0 contra a Costa Rica marcaram a histórica campanha na Copa de 2006. Os equatorianos perderam, na fase de grupos, para a Alemanha, por 3 a 0, e para a Inglaterra nas oitavas, por 1 a 0.
Agora, sob a liderança de Enner Valencia, um dos artilheiros da competição com três gols marcados, a seleção comandada por Gustavo Alfaro busca a vaga contra Senegal. A equipe possui 4 pontos, contra 3 dos africanos, e ocupa a vice-liderança do grupo.
A partida ocorre às 12h (de Brasília), no Khalifa Internacional Stadium, com transmissão de SporTV, Globoplay e GE. Ao mesmo tempo, a Holanda, líder com 4 pontos, enfrenta o já eliminado Qatar, no outro duelo do grupo, no Al Bayt Stadium.