A seleção do Equador é um dos destaques positivos desta Copa do Mundo. A equipe sul-americana venceu o Qatar na abertura do torneio e arrancou o empate diante da Holanda na segunda rodada. Em todas as partidas, o atacante Enner Valencia anotou os gols equatorianos.
A situação do Equador está bem encaminhada no Grupo A, visto que precisa de apenas um empate para confirmar a classificação ao mata-mata da Copa do Mundo, assim como a Holanda. A seleção equatoriana tem a chance de fazer história na competição e repetir 2006, quando foi às oitavas de final pela única vez em Mundiais.
A seleção sul-americana está disputando sua quarta Copa do Mundo e jamais passou das oitavas. O Equador caiu na primeira fase em 2002 e em 2014. A única exceção foi em 2006, quando foi eliminado nas oitavas diante da Inglaterra, no Mundial disputado na Alemanha.
+ Veja a tabela da Copa do Mundo 2022
Dependendo da combinação de resultados, por conta do chaveamento dos grupos, o Equador pode encarar, assim como em 2006, a Inglaterra nas oitavas de final. Na última rodada, a "La Tri" enfrenta o Senegal na próxima terça-feira, ao 12h (de Brasília).