A França tem 57% de probabilidade de se tornar bicampeã da Copa do Mundo, segundo modelo matemático desenvolvido pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp). A conta aponta que uma vitória da França sobre a Croácia por 1 a 0 tem 15% de possibilidade de acontecer no tempo regulamentar na final deste domingo, em Moscou. No entanto, de acordo com o estudo, o jogo será equilibrado. Os 57% favoráveis para a França contam também as chances somando possível uma disputa por pênaltis.
O modelo leva em consideração a análise de 4.010 jogos entre seleções desde o início da Copa de 2014, incluindo 222 seleções, para fazer as previsões.
- A chance de acontecer um empate no jogo é de 31% e de vitória da Croácia, de 28%. Apesar de o modelo matemático apresentar uma vitória francesa, as possibilidades de prorrogação são grandes. O zero a zero e o 1 a 1 tendem a acontecer em 14% e 13%, respectivamente. Logo em seguida, aparece a vitória da Croácia por 1 a 0, com 12% - destaca o professor Moacyr Alvim.
Já a disputa pela terceira colocação apresenta cenário mais indefinido. Os cálculos mostram um equilíbrio muito grande entre a Bélgica e a Inglaterra. O modelo matemático da FGV EMAp revela que o placar mais provável seja de 1 a 1, com 13% de chance. Logo em seguida, vem a vitória belga por 1 a 0, com 12%, e o mesmo placar a favor da seleção inglesa com 10%.
- A seleção belga tem 40% de probabilidade de vencer e a inglesa, 32%. As chances de prorrogação ou pênaltis são de 28% - analisa o professor da FGV.