Giroud e Mbappé brilham, e França vence a Austrália na estreia da Copa do Mundo

Australianos saíram na frente, mas não foram páreos para os Bleus, que viraram e venceram com facilidade na estreia do Mundial do Qatar

Avatar
Lance!
Al Walkrah (QAT)
Dia 22/11/2022
14:32
Atualizado em 22/11/2022
20:57
Compartilhar

A defesa do título da Copa do Mundo começou com vitória da França. Nesta terça, no Estádio Al Janoub, os atuais campeões estrearam diante da Austrália e, após sair atrás no placar - Goodwin marcou pelos Socceroos -, viraram e venceram por 4 a 1. Os gols de Rabiot e Giroud, ainda no primeiro tempo, deram a tranquilidade para o time de Didier Deschamps administrar a partida. Na etapa final, Mbappé e Giroud, de novo, definiram o resultado.

+ Hino da França é xenófobo? Entenda a polêmica com a “Marselhesa” na Copa do Mundo

Atacantes da França brilharam em vitória (FOTO: FRANCK FIFE / AFP)

A seleção francesa lidera a chave com três pontos, enquanto a Austrália está na lanterna - no outro jogo do grupo, Dinamarca e Tunísia empataram por 0 a 0. A segunda rodada do Grupo D do Mundial será no sábado, dia 26. Às 7h, Tunísia e Austrália se enfrentam. Às 13h, a França encara a Dinamarca. Saiba mais detalhes aqui!

SUSTO E AUSTRÁLIA NA FRENTE!

Lesões em série, "maldição do campeão", baixas: a França estreou na Copa do Mundo com razões para estar ressabiada, e os primeiros minutos da partida contra a Austrália confirmaram o temor. O time de Deschamps não fez um bom início de jogo e os rivais aproveitaram. Em rápida inversão de lado, Leckey recebeu no mano a mano com Lucas Hernandez e o deixou para trás. O cruzamento encontrou Goodwin, que abriu o placar.

Para piorar, Lucas Hernandez foi substituído após lesionar-se sozinho, no lance do gol.

Giroud marcou o segundo gol da França contra a Austrália (Foto: Jewel Samad/AFP)


+ ATUAÇÕES: Giroud, Mbappé e Rabiot comandam orquestra da França na estreia da Copa do Mundo; veja notas


ACELEROU E VIROU RÁPIDO


A reação dos Bleus não foi imediata. A "pegada" no meio de campo não estava ideal, mas, aos poucos, Mbappé e Dembélé, abertos um de cada lado, foram entrando no jogo, acelerando o ritmo da França. Aos 27, já com um ensaio de pressão, Theo - que substituiu o irmão - ficou com o rebote de escanteio e, livre, cruzou para Rabiot deixar tudo igual.

Antes e depois do gol, a verdade é que os Socceroos sequer ameaçaram a meta de Lloris. Assim, não demorou para a virada da França. Cinco minutos depois do empate, a pressão na saída de bola deu certo: Rabiot desarmou e tabelou com Mbappé antes de deixar Giroud na cara do gol: o camisa 9 desencantou após passar a Copa de 2018 em branco.

Antes do intervalo, Giroud, Griezmann, Dembélé, Mbappé tiveram chances de marcar. O time de Deschamps finalizou oito vezes (a Austrália, duas), e 2 a 1 acabou ficando barato.

GOLS SAEM COM A MAIOR NATURALIDADE

O cenário seguiu o mesmo após o intervalo. A França, leve e diante de um adversário retraído, tocou, criou chances e perdeu gols até que, aos 22, Mbappé conseguiu marcar, de cabeça, após cruzamento de Dembélé. Na sequência, o camisa 10 arrancou pela esquerda, deixou o marcador falando sozinho e cruzou para Giroud fazer o quarto do jogo. Um gol histórico para o centroavante, que igualou os 51 de Henry na artilharia dos Bleus.

Com mais de 60% de posse de bola e nenhuma finalização sofrida na etapa final, a França cumpriu seu papel e estreou na Copa do Mundo com uma vitória categórica no Grupo D.

Jogadores da França celebrando a vitória na Copa do Qatar (Foto: Franck Fife/AFP)

FICHA TÉCNICA
FRANÇA 4X1 AUSTRÁLIA

Estádio:
 Al Janoub, em Al Walkrah (QAT)
Data e hora: 22 de novembro, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Victor Gomes (AFS)
Assistentes: Zakhele Siwela (AFS) e Souru Phatsoane (LES)
Árbitro de vídeo: Drew Fischer (CAN)

Renda/Público: N/D.

Gols: Goodwin (0-1, 9'/1ºT), Rabiot (1-1, 27'/1ºT), Giroud (2-1, 32'/1ºT), Mbappé (3-1, 22'/2ºT), Giroud (4-1, 26'/2ºT)

Cartões amarelos: Duke, Irvine e Mooy (AUS)
Cartão vermelho: Não houve.

FRANÇA (Técnico: Didier Deschamps)

Lloris; Pavard (Koundé, 43'/2ºT), Konaté, Upamecano e Lucas Hernandez (Theo Hernandez, 12'/1ºT); Tchoauméni (Fofana, 31'/2ºT), Rabiot e Griezmann; Dembélé (Coman, 31'/2ºT), Mbappé e Giroud (Marcus Thuram, 43'/2ºT).

AUSTRÁLIA (Técnico: Graham Arnold)

Ryan; Atkinson (Degenek, 40'/2ºT), Rowles, Souttar e Behich; Mooy, McGree (Mabil, 28'/2ºT) e Irvine (Baccus, 40'/2ºT); Leckie, Goodwin (Kuol, 29'/2ºT)e Duke (Cummings, 11'/2ºT).

Siga o Lance! no Google News