Nesta sexta-feira acontecem vários amistosos de seleções em fase final de preparação para a Copa do Mundo. Na NV Arena, na Áustria, a Austrália empolgou seus torcedores para o Mundial e goleou a inofensiva República Tcheca pelo placar de 4 a 0 com bela atuação de seus principais jogadores, Aaron Mooy e Mathew Leckie, que marcou duas vezes.
A Seleção australiana vinha desacreditada com relação aos últimos amistosos e a imprensa local não tinha muitas expectativas para o mundial. A seleção comandada pelo holandês Bert Van Marwijk, vice-campeão por seu país em 2010, conseguiu um empate contra a Colômbia, mas sofreu uma impactante goleada de 4 a 1 da pouco conhecida seleção da Noruega, que não está nem presente no Mundial.
Na partida desta sexta, os australianos construíram o placar desde a primeira etapa. Com mais volume de jogo, a equipe da Oceania abriu o placar com Mathew Leckie aos 32 da primeira etapa, depois de cruzamento de Robin Kruse. Nos últimos 45 minutos, o panorama não foi diferente, sem apresentar perigo, os Tchecos foram envolvidos pela boa atuação dos australianos, principalmente do meia Aaron Mooy, um dos destaques do jogo.
Aos 9 do segundo tempo, o atacante que ocupou o lugar de Tim Cahill, Andrew Nabbout ampliou o marcador após belo chute cruzado. Logo depois, aos 27, brilhou a estrela de Leckie novamente, após contra-ataque rápido puxado por Mooy, o atacante recebeu sozinho e finalizou sem chances para Koubek. E para fechar a partida, Milos Degenek que entrou no segundo tempo no lugar do lateral direito Ridson, avançou pela lateral e cruzou, a bola desviou em Jugas e foi morrer no fundo da rede.
Com a goleada, a Austrália chega com moral para o último amistoso contra a Hungria no dia 9 de junho, antes do início do Mundial. A equipe de Bert Van Marwijk terá muita dificuldade na Copa, enfrentando França, Peru e Dinamarca. A estreia dos australianos está marcada para dia 16 de junho, contra os franceses às 7h, no horário de Brasília.