Goleiro croata tem ‘anjo da guarda’, bateu recorde na Copa e já fez gol
Subasic igualou o português Ricardo ao defender três pênaltis, algo que nenhum goleiro além deles conseguiu, e homenageou colega de time que morreu há dez anos
- Matéria
- Mais Notícias
Daniel Subasic igualou um recorde ao defender três cobranças na disputa de pênaltis contra a Dinamarca, domingo passado, pelas oitavas de final da Copa. Só o português Ricardo havia atingido este feito antes dele, em 2006, contra a Inglaterra. A atuação magistral classificou a Croácia para enfrentar a Rússia e chamou a atenção do mundo para a homenagem que o goleiro de 33 anos faz para um velho amigo.
Subasic comemorou a vaga nas quartas exibindo a camiseta que vestia por baixo do uniforme: uma foto de Hrvoje Custic e os dizeres "Forever (para sempre) 24". O número representa a idade de Custic em 2008, ano em que ele bateu em um muro durante um jogo do Zakar (CRO), clube em que era companheiro de Subasic, e morreu.
Subasic veste uma camiseta em homenagem ao colega em todos os jogos que disputa, embora as oportunidades de mostrá-la sejam raras. Custic é um "anjo da guarda" para o goleiro croata, chorou ao falar sobre o tema na entrevista coletiva que concedeu nessa terça.
Mas o titular do Monaco e seus companheiros foram à Rússia para sorrir. Por enquanto, têm conseguido: Subasic sofreu apenas um gol, no jogo contra a Dinamarca (ele foi poupado contra a Islândia e Kalinic, seu substituto, levou um gol), e foi questionado até sobre a possibilidade de ser eleito o melhor de sua posição no Mundial.
- É bom viver esses momentos, espero que dure bastante. Mas sei como as coisas são. Em um jogo você é o melhor, no outro pode ser o pior. Fico feliz por ter ajudado, mas temos que seguir trabalhando - respondeu ele, que pode até ajudar no ataque se for preciso (embora seja improvável que se arrisque na Copa).
Em 2012, ele marcou um gol de falta contra o Boulogne em jogo pela segunda divisão francesa. Era sua primeira temporada pelo Monaco, clube que o contratou após as passagens por Zadar e Hajduk Split (CRO). Subasic esteve na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, mas era reserva.
Relacionadas
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias