Durante a fase de grupos, a Holanda foi muito criticada pelo seu estilo de jogo. No entanto, é difícil negar a eficiência da equipe de Van Gaal. Uma das poucas invictas na Copa do Mundo, a Laranja tem excelentes números e começa a se credenciar como candidata ao título no Qatar.
INVENCIBILIDADE COM EFICIÊNCIA
No momento, a Holanda tem quatro jogos na Copa do Mundo. São três vitórias, sobre Estados Unidos, Senegal e Qatar, e um empate, diante do Equador. A Laranja pode terminar as oitavas de final como a única seleção invicta do Mundial, se Inglaterra, Marrocos e Croácia forem derrotados na fase.
+ VÍDEO: jogadores da Holanda celebram classificação ao som de 'Waka Waka'
Além disso, o ataque da Holanda melhorou muito desde o início da Copa do Mundo. Sempre atento às circunstâncias do jogo, Van Gaal fez alterações, avançou Cody Gakpo, deu liberdade à Klaasen e passou confiança para Memphis Depay, que marcou contra os Estados Unidos.
A Holanda já marcou oito gols na competição, sendo cinco na fase de grupos e mais três no mata-mata, para vencer os Estados Unidos. Espanha e Inglaterra dividem o posto de melhor ataque da Copa do Mundo, com nove tentos, mas a margem pode aumentar em caso de bola na rede nas oitavas de final.
No entanto, o ponto alto da seleção tem sido a defesa. No primeiro jogo, a equipe holandesa cedeu muitos espaços à Senegal e, apesar da vitória, foi superado em boa parte do duelo. Van Gaal promoveu a entrada de Timbers no lugar de De Ligt e, desde então, a zaga faz a diferença nas vitórias.
Com Aké, Van Dijk e Timbers, a Holanda sofreu apenas dois gols, mantendo a média de menos de um por jogo na terceira 'Era Van Gaal'. O aproveitamento da Laranja foi um dos melhores da primeira fase, ao lado de Inglaterra e Marrocos, todos com sete pontos conquistados.
+ Dupla de alas da Holanda dá 'volta por cima' com gols e protagonismo em classificação
VEJA A CAMPANHA DA HOLANDA
4 jogos
3 vitórias
1empate
8 gols marcados
2 sofridos
O próximo desafio da Holanda é nesta sexta-feira, válido pelas quartas de final da Copa do Mundo. A Laranja enfrentará a Argentina às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail, em Doha.