A Holanda chega com moral para o confronto contra a Argentina, que marca o primeiro grande teste da equipe no Qatar. No duelo, os holandeses terão a difícil missão de parar Lionel Messi, craque da camisa 10. Entre os defensores, Van Dijk é a grande referência, mas ele não poderá fazer tudo sozinho. Por isso, o LANCE! separou algumas opções para Van Gaal brecar o ímpeto do melhor jogador do adversário.
AKÉ E TIMBERS: TITULARES E SEGUROS NA DEFESA
Ao lado de Van Dijk, Aké e Timbers tem dado muita segurança à Holanda, mas não foi sempre assim. A Laranja estreou com De Ligt, do Bayern de Munique, mas o defensor foi péssimo diante de Senegal. Por isso, Van Gaal promoveu a mudança, que deu muito certo e trouxe sustentação à linha defensiva holandesa. Ao todo, são apenas dois gols sofridos em quatro partidas nesta Copa do Mundo.
Além de Matthijs De Ligt, outros zagueiros estão na retaguarda para defender em situações de jogo. Tyrell Malacia, do Manchester United, e Jeremie Frimpong, do Bayer Leverkusen, também integram o banco da Holanda. Vale destacar que Stejan De Vrij, remanescente da Copa do Mundo de 2014, não disputou qualquer minuto por causa de incômodos musculares.
+ De Jong confirma 'resfriado', mas tranquiliza torcida da Holanda para jogo contra a Argentina
MEIO-CAMPO FUNDAMENTAL
Apesar de a zaga ser o ponto mais importante do sistema defensivo holandês, o meio-campo terá de desempenhar papel crucial na marcação. Messi costuma buscar a bola para armar as jogadas da Argentina, e o primeiro combate deve ser realizado pelos dois volantes. Frenkie De Jong, com características mais ofensivas, deve acabar se sacrificando um pouco. De Roon, titular na última partida, pode voltar a ser utilizado.
Se quebrar essa primeira linha de marcação, Messi e os jogadores da Argentina terão facilidade para construir jogadas e ficarão em duelo individual com os zagueiros holandeses. Por isso, ao longo da semana, imagina-se que Klaasen ajude mais na defesa, sem abdicar totalmente de municiar Cody Gakpo e Memphis Depay.
+ Holanda e Argentina se encontram na Copa do Mundo depois de semifinal emocionante em 2014; relembre
ALAS EM GRANDE FASE
Após início complicado na Copa do Mundo, marcado por falhas, os alas da Holanda voltaram a atuar bem. Dumfries e Blind, inclusive, foram os grandes destaques do triunfo sobre os Estados Unidos, nas quartas de final. As características ofensivas apareceram, já que o lateral-direito participou de todos os três gols, enquanto o lateral-esquerdo marcou uma vez.
Apesar do bom poderio ofensivo, no entanto, eles terão de assumir um papel mais defensivo. Assim como o meio-campo, a percepção de jogo deve ser fundamental para os alas da Holanda. Deixar espaços após um ataque pode ser fatal, por causa do alto nível do ataque da Argentina. Com idade mais avançada, Blind pode precisar do auxílio de um zagueiro nas coberturas.
+ Van Gaal alfineta Messi e fala em 'revanche' contra Argentina na Copa do Mundo
Holanda e Argentina se enfrentam nesta sexta-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio Lusail. O vencedor do confronto pode enfrentar a Seleção na semifinal. O Brasil encara a Croácia um pouco mais cedo, às 12h (também de Brasília), no Cidade da Educação.