Gareth Southgate, que comanda a seleção inglesa, rasgou elogios ao atacante Phil Foden. O treinador foi duramente criticado no seu país após não utilizar a promessa do Manchester City durante o empate sem gols da Inglaterra com os Estados Unidos, na última sexta-feira (25), pela segunda rodada do grupo B da Copa do Mundo. O treinador disse que ama Foden e exaltou as qualidades do atleta de 22 anos.
+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram
- Nós amamos Phil (Foden), ele é um super jogador. Ele pode jogar em qualquer ala, pode jogar como um falso nove, pode jogar atrás de um atacante, ainda que não faça isso com tanta frequência pelo seu clube. Ele trabalha duro para a equipe e, claro, tem uma habilidade técnica fabulosa - destacou Southgate em entrevista antes do próximo compromisso da Inglaterra, nesta terça-feira (29), contra o País de Gales.
Logo após o confronto diante dos americanos, Gareth Southgate havia justificado a sua escolha de não colocar Foden. A ideia do treinador era fortalecer o meio-campo, por isso promoveu as entradas de Jordan Henderson e Jack Grealish. De toda forma, o profissional 'morreu' com duas alterações a serem feitas.
- Queríamos mudar as áreas amplas, não achávamos que era um jogo para o Phil (Foden) no meio, porque ele não joga assim pelo clube dele e defensivamente foi muito complicado para os três do meio-campo resolverem. É por isso que pensamos que o Hendo (Henderson) poderia nos ajudar naquele momento, além de dar um descanso físico a Jude (Bellingham). Foi um jogo de experiência no meio-campo e depois de decisão de jogadores de ponta - explicou o treinador na ocasião.
Mesmo com as questões envolvendo as suas decisões sobre Phil Foden, o técnico da Inglaterra negou que tenha qualquer problema com o jogador. Para Southgate, inclusive, o atacante tem muito para contribuir com o English Team durante a disputa do Mundial.
- Não temos nenhum problema com Phil. Em setembro, ele começou os dois jogos (pela Liga das Nações) para nós e o colocamos no jogo contra o Irã. Decidimos ficar com essa equipe e sentimos que as mudanças exigiam algo um pouco diferente contra os Estados Unidos - destacou o treinador..
- Ele vai desempenhar um papel importante neste torneio para nós, não há dúvida sobre isso - acrescentou.
Revelação do City, Phil Foden já era presença constante nas seleções de base da Inglaterra. No ano passado, o atacante esteve presente na delegação inglesa na disputa da Euro, na qual os Três Leões foram os vice-campeões.