Lembre a única vez em que Portugal e Espanha se enfrentaram em Copas
Países vizinhos ficaram frente a frente oito anos atrás, pelas oitavas de final. Partida teve seis titulares que irão a campo nesta sexta-feira e foi marcante para conquista espanhola
Portugal e Espanha fazem nesta sexta, às 15h (horário de Brasília), um dos jogos mais aguardados da primeira fase da Copa da Rússia. Se não o mais... O clássico ibérico, que acontecerá em Sochi, ocorrerá apenas pela segunda vez na história do torneio. O único encontro foi muito marcante para os espanhóis por ter feito parte na trajetória do primeiro e único título mundial do país. Foi em 2010, reunindo alguns atletas que estarão frente a frente novamente.
Foi há quase oito anos, no dia 29 de junho, na Cidade do Cabo, que os vizinhos se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Portugal havia terminado em segundo lugar de seu grupo, atrás do Brasil, e a Espanha, após uma surpreendente derrota para a Suíça (o que faria a Roja ser a única campeã a perder na estreia), venceu Honduras e Chile e foi primeira de sua chave.
A vitória da Espanha aconteceu graças a um gol de David Villa, aos 18 minutos do segundo tempo. Os vencedores contaram naquela partida com quatro titulares que devem estar em campo novamente nesta sexta: a dupla de zaga Sérgio Ramos e Pique, além dos meio-campistas Iniesta e Busquets. No banco, estava David Silva, que será titular na Rússia. Do lado lusitano, Pepe e Cristiano Ronaldo terão a oportunidade da "revanche" (assim, entre aspas, porque a partida não é eliminatória). Por curiosidade, o técnico português à época era Carlos Queiróz, que atualmente comanda o Irã, que completa o Grupo B com Marrocos.
NOVO TOMBO DOIS ANOS DEPOIS
No dia 27 de junho de 2012, Portugal e Espanha voltaram a fazer um confronto eliminatório em grande competição. Foi na semifinal da Eurocopa sediado em parceria por Polônia e Ucrânia. Em Donetsk (UCR), as seleções empataram por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. E mais uma vez, os espanhóis acabaram avançando, desta feita nos pênaltis.