Nascido em Alagoas e ídolo de Portugal: entenda por que Pepe não defende a Seleção Brasileira

Zagueiro luso-brasileiro disputa sua quarta Copa do Mundo com as cores de Portugal

imagem cameraPepe nasceu no Brasil, mas defende a seleção de Portugal (Foto: Patrícia de Melo Moreira/AFP)
Avatar
Lance!
Doha (QAT)
Dia 06/12/2022
17:12
Atualizado em 06/12/2022
17:25
Compartilhar

Natural de Maceió (AL), o zagueiro Pepe jamais defendeu a Seleção Brasileira. Pelo contrário, ele optou por defender as cores de Portugal e disputa atualmente sua quarta edição de Copa do Mundo pelo país europeu. Abaixo, o LANCE! explica essa história.

Após passar pelas categorias de base do Corinthians Alagoano, Pepe se mudou para Portugal em 2001, quando tinha apenas 17 anos. Ele iniciou no Marítimo e ganhou notoriedade no Porto a partir de 2004. Quando completou seis anos de residência no país, ele pôde optar pela nacionalidade portuguesa e foi convocado pela primeira vez em 2007.

Desde então, Pepe é figura frequente nas convocações da seleção de Portugal. Ele disputou todas as Copas do Mundo desde 2010, além de ter sido campeão da Eurocopa em 2016 e da Liga das Nações em 2019. A opção por defender o país europeu em vez do Brasil nunca significou um arrependimento para o zagueiro.

+ Chaveamento da Copa do Mundo: veja cruzamentos do mata-mata até a final

- Nunca me arrependi de ser português. Fui sempre acarinhado, bem recebido. Vim para um país que não conhecia, quando tinha 17 ou 18 anos, e sempre tive alguém que me ajudasse. Gosto de ser português, porque é ser humilde e ter capacidade de sacrifício - disse Pepe em 2016.

No Mundial do Qatar, Pepe se tornou o terceiro jogador de linha mais velho a atuar na história da Copa do Mundo. Com o gol contra a Suíça nas oitavas de final, ele também se tornou o segundo mais velho a marcar no Mundial - com 39 anos e 9 meses.

Siga o Lance! no Google News