Pool da Copa: ‘A Bélgica deve ter cuidado com Roberto Firmino’
Revista belga 'Sport/Footmagazine', parceira do LANCE! no Pool da Copa, se preocupa com atacante brasileiro no duelo de quartas de final, programado para esta sexta-feira
Ele estaria em casa para a maioria dos outros times das quartas de final, mas o treinador do Brasil Tite é adepto de uma escolha no ataque: Roberto Firmino, artilheiro do Liverpool, está se transformando no 12º jogador da Seleção Brasileira e a Bélgica fará bem em ter cautela com ele na sexta-feira, quando os times jogam pelas quartas de final.
Quando o grande Raí, entrevistado pela AFP, falou os nomes dos jogadores que terão de demonstrar que o Brasil pode conquistar o hexa, ele citou Neymar, Philippe Coutinho, Willian, Marcelo ... e um reserva: Roberto Firmino!
- Eles são jogadores de alto nível - disse o campeão mundial de 1994: "Se você quer ser campeão mundial, esses jogadores também devem ser importantes". Até Firmino? O atleta do Liverpool não é titular ataque brasileiro. Sua posição é do jovem Gabriel Jesus, que começou todos os jogos da Seleçao nesta Copa do Mundo.
Mas Firmino e seu brilhante sorriso entraram em jogo em três dos quatro jogos disputados pelo Brasil, e continua com um gol marcado - o segundo - contra o México nas oitavas-de-final (88 minutos, 2 a 0). Acima de tudo, esse estilo de centroavante, que marcou 7 gols em 24 seleções, traz muito à sua equipe, sua capacidade de se mover, sua atividade nas entrelinhas, sua capacidade de interferir nos avanços..
Autoproclamado "hiperativo" futebolista, Firmino "não gosta de parar".
- Há momentos em que eu gosto de estar relaxado, mas ainda estou me movendo e esse é o meu caso desde que eu era pequeno, e agora é a única maneira de jogar futebol -, explicou no fim de 2016 para o "Daily Mail".
'Tudo em movimento'
- Nosso treinador (Jürgen Klopp) quer que todos nós estejamos em movimento, sem parar, nunca, é assim que ele vê as coisas e é assim que eu gosto de jogar, estar sempre em movimento - continuou o ex-atacante Hoffenheim, recrutado em 2015 pelos Reds contra 40 milhões de euros.
Ampliado pelo futebol espetacular de Jürgen Klopp, o jogador de 26 anos, que pesa 27 gols nesta temporada (incluindo 10 na Liga dos Campeões), é muito estimado pelo técnico. Pois se seus companheiros de equipe no clube, Mohamed Salah e Sadio Mané, foram capazes de brilhar nesta temporada, isso se deve em parte ao trabalho de enfraquecimento do rival de "Bobby" Firmino.
- Ele é um jogador de futebol, da cabeça aos pés, ele gosta de jogar, o trabalho sujo não o incomoda e é importante - disse o alemão no final de abril, quando Firmino renovou seu contrato com os "Reds". até 2023. Esta extensão "é uma notícia incrivelmente importante para nós, é muito legal", disse Klopp: "Estou muito feliz de ter Roberto conosco, ele não é apenas um cara legal no vestiário."
Não é do tipo que fica de mau humor porque Gabriel Jesus, sempre em busca de seu primeiro gol na Copa do Mundo, é invariavelmente preferido ao lado de Neymar e Willian. Em vez disso, prefere virar as cabeças dos defensores do adversário, já desgastado por 70 ou 80 minutos de partida da Copa do Mundo.
- Jogamos futebol pela oportunidade de melhorar nossos companheiros de equipe e ajudá-lo a se tornar o melhor jogador que você pode ser, e é tão simples assim - disse Kloppo antes mesmo levar sua equipe para a final da Liga dos Campeões, perdida contra o intocável Real Madrid (3-1).
A máxima parece feita para Firmino, "superreserva" a serviço do coletivo, sempre pronto para terminar usando as defesas adversárias, deixando até a luz para seus companheiros de equipe.
* O Pool da Copa e a união de grandes veículos de comunicação do mundo por um esforço de troca de informações. Ou objetivo e manjedoura dentro do leitor de seleções de outros países, porém, visão local de vírgula.