Pool da Copa: ‘Falcao, honra e glória’

Gabriel Meluk, do 'El Tiempo', analisa o que esperar da Colômbia diante da Inglaterra

Escrito por

O Spartak de Moscou é uma estátua com estádio. Na sua entrada e na ponta de uma pirâmide já elevada surge uma figura colossal de 24 metros: Spartacus, o Gladiador temível que liderou a revolta dos pobres contra os romanos quando eles estavam correndo os primeiros anos depois de Cristo.

O monumento, com seu capacete, escudo e poderosos músculos de bronze, é impressionante. Inevitavelmente não recorrer ao espírito do lendário lutador, isso é que Odes corta a garganta de seu cavalo para mostrar seus jovens soldados que não iria fugir em batalha. Vamos acreditar que a Colômbia lutará pela honra e glória neste estádio escultural, contra vigorosa Inglaterra, e classificar as quartas de final do Mundial imprevisível.

Com Falcao Spartacus, James ou sem James, o favorito para ganhar é o exército do Império Britânico. Para dizê-lo não é necessário recorrer à análise realizada pelo jornal "El Pais", em Espanha, segundo a qual a Colômbia tem menos de metade da chance de ganhar (45,6 por cento).

É futebol, o jogo começa zero a zero, a bola é redonda, o VAR é quadrado e colombianos confiam terminar o dia amarelos de felicidade. Se pode. Porque não? Eu me lembro que fiz uma coluna na Copa do Mundo em que encostei-me uma frase que quatro anos mais tarde, eu ainda não sei quem ele é, e eu não me importo, que mais ou menos diz: "Eles fizeram isso porque sabiam que era impossível"

Colômbia já cumpriu esta deve e levando em conta este mundo: a classificação, e pela primeira vez em seu grupo nesta fase. Desde o sorteio, todos também disseram que Inglaterra ou Bélgica iriam eliminá-la no cruzamento das oitavas.

No Panamá havia heróis de hospedagem para debutantes que tiveram os piores números de todas as equipes da Copa do Mundo. Também eles comemoraram seu gol de honra no 6 a 1 da goleada levada para esta mesma Inglaterra. Duas garrafas de vodka para cada panamenho tomar sozinho. No Peru, os fãs entraram em colapso no aeroporto de Lima para ver sua seleção ser eliminada. Se a Colômbia perder contra a Inglaterra, nenhuma plataforma ou animadores no Bolivar Parque Simon. Agora, é claro, o jogo contra a Inglaterra é para a glória e honra das battlers, o humilde e o imenso estádio bronze de Espartaco onde Colômbia vai jogar, em Moscou, terminou com uma morte por um simples motivo: acreditar que os poderosos são intocáveis.

* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.


LANCE! e El Tiempo são parceiros no Pool da Copa
Siga o Lance! no Google News