Pool da Copa: ‘Inglaterra x Bélgica, um jogo decisivo que vale pouco’
O jornalista Noé Spies, do jornal belga Sport Foot, analisa se vale a pena a Bélgica ficar em primeiro no grupo ou não. Será um jogo de compadres?
Uma coisa é certa, os comandados de Martinez estarão presentes nas oitavas da Copa do Mundo. Mas permanece uma incerteza: de que lado da tabela os Diabos Vermelhos se encontrarão?
Atualmente, os belgas estão no topo do Grupo G em pé de igualdade com a Inglaterra. Os leões, no entanto, têm a vantagem graças ao fair play. Na verdade, os belgas e ingleses têm o mesmo número de pontos, o mesmo saldo de gols e o mesmo número de gols marcados. Conforme estipulado nos regulamentos da FIFA, o último elemento que pode decidir entre duas equipes é o número de cartões amarelos recebidos. A este nível, os Diabos Vermelhos foram penalizados mais (um cartão amarelo a mais) que os homens de Southgate. Basta dizer que o confronto da quinta decidirá o líder do grupo.
Mas esse jogo é tão importante? Não realmente, diria alguns. E isso por vários motivos. O primeiro (além da classificação que é garantida) está nas mudanças anunciadas por Martinez.
- Se tivéssemos sete dias para se preparar para uma partida, teria sempre o mesmo time titular, mas na Copa do Mundo não há muito tempo entre os jogos. A realidade é que, se já estamos classificados, os outros jogadores terão uma chance contra a Inglaterra, devemos também levar em conta as lesões - disse o treinador espanhol. As leves dores de Lukaku, Hazard e Mertens podem, então, embaralhar o ataque belga.
Outro elemento importante: três titulares (De Bruyne, Meunier e Vertonghen) estão ameaçados de suspensão nas oitavas, no caso de um cartão amarelo contra a Inglaterra. Se Martinez decidir escalá-los no início, o técnico correria um grande risco. Potencialmente, portanto, seis titulares poderiam ficar no banco na quinta-feira.
E então, uma questão que vale a pena perguntar: os Devils serão calculistas? É uma possibilidade. Porque com a Alemanha, que pode terminar em segundo no seu grupo, os belgas podem ficar tentados a terminar também em 2º, evitando a Mannschaft por um possível choque nas quartas-de-final. Um cenário distorcido? Certamente. Jogar com os mexicanos, atualmente em forma olímpica, também não seria um presente. E então, os Red Devils estarão dispostos para dar tudo contra os ingleses, em uma partida que terá o ar da reunião de família.
De nada serve, no fim, jogar pela liderança ou ser calculista pelo segundo lugar, especialmente porque os Diabos Vermelhos não sabem que será o adversário nas oitavas: no grupo H, tanto a Colômbia, como Japão e Senegal tem chances de encarar os belgas na próxima fase. O veredito só será conhecido na quinta-feira, quando a bola rolar às 15h.
* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.