Pool da Copa: ‘Investigação contra Xhaka e Shaqiri está correta’
Editor de esportes do Blick, parceiro do LANCE! no Pool, acredita que jogadores prejudicaram a seleção com comportamento ingênuo
A águia de duas cabeças de Xherdan Shaqiri e Granit Xhaka está sendo investigada oficialmente pela Comissão Disciplinar da FIFA. O procedimento é iniciado. Existem ameaças de sanções.
Você transforma um mosquito em elefante? Este procedimento é desproporcional? A crítica da FIFA, cuja reputação é tão maltratada e deveria basicamente se desfazer de seu próprio sofá, chegará.
Mas a Fifa não tem escolha. Esta investigação está correta. Não é menos sobre a credibilidade. A Associação Mundial de Futebol vem posicionando o futebol há anos como um projeto de paz internacional. Esses esforços foram ignorados por Xhaka e Shaqiri "absurdamente".
E é também sobre ter que estabelecer limites. Mensagens políticas e religiosas e provocações nacionalistas não podem ser toleradas sob qualquer forma. E não há dúvida sobre isso no caso de Xhaka / Shaqiri.
A Federação Suíça de Futebol também tem que fazer perguntas. Durante meses, as pessoas souberam da explosividade e da emotividade carregada deste jogo. Não é um bom sinal que os responsáveis falharam em sensibilizar e treinar jogadores para manter os nervos sob controle.
Alguém tem que mostrar os limites para os jogadores aparentemente incorrigíveis. Como jogador nacional suíço, você não é uma pessoa privada. Mas embaixador de um país. E também, por exemplo, embaixadores de empresas e patrocinadores que garantem os milhões de dólares aos homens de calças curtas. Por exemplo, o grande banco, que investe muito dinheiro no futebol suíço, tem filiais em todo o mundo.
Os jogadores prejudicaram não só a si mesmos, mas também a equipe com sua abordagem ingênua. E os holofotes se afastaram de suas grandes conquistas para outro local. Muito ruim.
A ação de solidariedade do Capitão Lichtsteiner para os jogadores que foram provocados no período que antecede e durante o jogo de maneira tão indecente é compreensível em alguns aspectos.
Mas mesmo esse comportamento não é pensado.
Mas também é claro que o comportamento intolerável de alguns funcionários sérvios também deve ser examinado de perto e, se necessário, sancionado.
* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.