A Copa do Mundo de 2018 na Rússia significou adeus a uma ausência de 36 anos da seleção nacional peruana em uma Copa do Mundo. Embora o objetivo fosse superar a fase de grupos, a Fifa destacou a experiência da Copa do Mundo que a equipe de Ricardo Gareca poderá aproveitar.
"A eliminação não estava à frente dos planos de um grupo que realizou o sonho de várias gerações peruanas, mas a experiência não vai ser jogada no lixo", pode ser lido no artigo da FIFA.
As palavras de Ricardo Gareca são um verdadeiro reflexo do que significa valorizar uma experiência na Copa do Mundo.
- Ser capaz de competir em alto nível nos ajudará a fortalecer essa equipe - foram as declarações do 'Tigre' depois de confirmar a eliminação da Copa do Mundo de 2018 na Rússia.
- O Peru tem um enorme potencial em seus jogadores. Temos jovens que viveram de perto o que significa representar o Peru em uma Copa do Mundo. Se você receber o apoio que uma seleção deve ter, isso pode melhorar muito para o futuro - explicou o técnico da Seleção Nacional Peruana.
Menção especial merece os fãs peruanos, que foram em massa para a Rússia e fizeram a equipe se sentir em casa. "A presença maciça de peruanos fez da Arena Ekaterinburg uma versão russa do Estádio Nacional de Lima", disse o órgão dirigente do futebol.
Finalmente, a FIFA deixa uma reflexão para todos os peruanos: "Juntos e outros unidos em um mesmo objetivo: deixar anos de lamentações para trás rumo a um futuro onde o Mundial é será experiência habitual".
* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.