É uma boa decisão. Foi tomada corajosamente e sem ir com o fluxo. Luis Enrique é um ótimo treinador. Ele o tem mostrado nos últimos anos, conseguindo cinco títulos com o FC Barcelona em uma única temporada. Um de seus sonhos era treinar a seleção espanhola. Ele mesmo revelou em uma conferência de imprensa como técnico Blaugrana. Luis Enrique revelou sua ilusão para liderar a Espanha.
Por que Luis Enrique? É a melhor opção para realizar as mudanças que a seleção precisa depois de dois anos de Lopetegui em que muitos galões foram distribuídos e os jogadores ampliaram seu poder. Luis Enrique será um treinador respeitado, que irá impor seu caráter e tomar decisões. A Federação quer que todos estejam em seu lugar e, entre todos, que respeitem a instituição. É por isso que Lopetegui foi demitido e, portanto, Luis Enrique foi contratado, que assinou por dois anos, um período não excessivamente longo.
Transformar a eleição de Luis Enrique em uma questão partidária é um erro. O treinador asturiano está acostumado a ser justo em suas decisões. Ele não é amigo da imprensa. Está certo. Seu mundo está no vestiário, não nas salas de imprensa. Para os jornalistas, não é uma ajuda, mas ele não foi contratado para liderar a Associação de Imprensa e o que é certo é que ele não dará nada a ninguém no campo da mídia.
Há treinadores que alimentam sua corte, Luis Enrique não o tem, nem o quer, nem obviamente alimentará qualquer coisa em termos de imprensa. Ele nunca fez isso, apesar de ter bons amigos jornalistas. Não será fácil, porque, de um setor de Madri, já lhe apontaram facas. Ele fará sua estréia contra a Inglaterra e depois contra a Croácia. Ele nunca teve medo de duelos poderosos, mas seu começo não será açucarado.
* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.