Pool da Copa: ‘O Mundial sem James’

Gabriel Meluk, editor do 'El Tiempo', mostra preocupação com a situação do craque da Colômbia, que nas oitavas de final vai medir forças com a Inglaterra na terça-feira

Escrito por

É delicado, muito delicado. Pensar que se a Colômbia joga com James está bem ou que, se ele não joga, isso não importa. É um erro que beira a ignorância.

James é o jogador de futebol colombiano com o mais alto nível e peso do mundo: ele é o referência natural de uma equipe que o conhece como artilheiro na Copa do Mundo no Brasil e seu melhor homem de meio em termos de assistências.

James não é apenas um passe e um gol. Ele é o homem encarregado de preocupar as defesas rivais com o simples fato de estar escalado. Sim, sim, sim, sim ... Para a Colômbia é Messi, Neymar, Cristiano, Luca Modric e jogar sem James na Copa do Mundo é dar muita vantagem ao rival.

E a Copa do Mundo vai ficar sem James por causa da dor no músculo de sua perna direita. Contra o Japão ele entrou no segundo tempo, forçou muito e navegou em uma escuridão da qual ele não poderia sair. Contra a Polônia, ele foi o melhor emo campo com suas duas assistências e o convite para um jogo rápido e vigoroso.

Mas não havia terceiros. O Senegal não sofreu: após 30 minutos, ele pediu a mudança devido ao prejuízo, devido à fadiga muscular que parecia ter sido superada.

E na seleção houve espanto, porque após o magnífico jogo contra a Polônia, James treinou normalmente e no fim do treino para enfrentar o Senegal, ele cobrou faltas e pênaltis.

James acabou sentado e esperando em uma maca, apressado pelo juiz e os assistentes que não entendiam que para que houvesse brincadeiras e futebol rápido, James deveria estar lá.

Perder James na Copa do Mundo é uma verdadeira calamidade. Uma grande calamidade. E assim lá fora, vozes de apoio que falam da meta de Quintero e seu talento, que Muriel ou Izquierdo podem substituí-lo, que o que está na Colômbia são os jogadores. Pode haver muitos - essa é outra longa discussão - mas nenhum como ele. E se você jogar sem ele, isso será ruim.

Lembro-me que esta Colômbia perdeu seu melhor jogador para a última Copa do Mundo: Falcao. O atacante colombiano com uma lesão no ligamento disse adeus e forçou Pekerman a mudar não apenas a escalação, mas também a localização dos jogadores no campo.

Para poder jogar sem James, bem, você pode. Mas não será o mesmo, é tomar o ataque; sua maior arma para um misterioso cansaço muscular e uma "dor" que não aparece nos exames.

Se há 4 anos jogamos a Copa do Mundo sem Falcao, porque por enquanto estamos jogando a Copa do Mundo sem o James. Sério: o assunto não é menor ...

* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.

LANCE! e El Tiempo são parceiros no Pool da Copa
Siga o Lance! no Google News