menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Pool da Copa: Os pontos pendentes do projeto Tabarez

Apoiado por jogadores e candidatos à presidência da AUF, o processo ainda tem objetivos para atacar, principalmente no que diz respeito a categorias de base

Oscar Tabarez
Tabárez conseguiu progressos na seleção uruguaia (Foto: MARTIN BERNETTI / AFP)

Escrito por

O Mestre foi convidado para um fórum. O tema da palestra, que incluiu escritores da estatura de Eduardo Galeadno, chamou sua atenção. Com o passar dos dias, enquanto preparava seu discurso, foi um gatilho.

"Uruguai, nunca mais campeão mundial?", Foi o título do fórum da Fundação Fesur. A seleção havia acabado de chegar da Copa do Mundo na Itália 90.

- Esse título resumiu um pouco o que as pessoas pensavam, se não pediam o título mundial, acreditava-se que existia possibilidades de ser um campeão. Ajudou-me a analisar, em primeiro lugar, a mudança que ocorreu ao longo do tempo, devido à evolução das sociedades e organizações desportivas entre aqueles tempos em que o Uruguai foi uma potência, sem dúvida, totalmente vencedor, então você teve que fazer uma coisa diferente - analisou Oscar Tabárez.

Doze anos se passaram desde que ele apresentou a ideia de fazer algo diferente. Tabárez conseguiu uma renovação da seleção, profissionalizou a gestão e alcançou resultados.
Hoje, quando seu contrato expirou e há unanimidade sobre sua continuidade, vale a pena perguntar quais são os desafios que temos pela frente.

Quando veio, foi montar uma estrutura sólida, consolidar uma ideia, uma maneira de fazer as coisas. No segundo período, ele alcançou a glória esportiva com a Copa América 2011. No terceiro, ele encomendou a renovação de uma equipe que perdeu incontáveis, "figuras pesadas", como Forlan, Lugano, Abreu, Scotti, entre outros. E agora?

O campus

No nível de plantar para colher, o Uruguai tem uma base. O plano de substituição começou no meio do trabalho. Ele passou a jogar com jogadores jovens e um bom negócio de bola. No fundo há sinais de que há nomes: Giménez está se configurando como um sucessor de Godín bem apoiado por Coates. Eles apareceram Varela, Laxalt e esperam Lemos e Ricca.

A questão que interessa é ofensiva. O Uruguai depende de Suárez e Cavani. Com 30 anos terá que estar refinando a substituição. Maxi Gómez apareceu, mas outros talentos estão desaparecidos.

Futebol juvenil

O processo de seleção é nutrido pela tarefa dos jovens. Uma grande porcentagem dos jogadores nasceu no interior do país. Tabarez tem estado preocupado com o futebol juvenil do interior.

Por várias razões, principalmente econômicas, não puderam levar adiante a idéia de desenvolver centros regionais de treinamento para evitar o desenraizamento e a perda de talentos, pelo menos antes de serem capturados pelos clubes em Montevidéu.

Em uma das últimas conferências antes de partir para a Rússia, Tabarez enviou uma mensagem aos líderes "temos que dar importância às divisões da juventude, e eu passo uma advertência (levantando o tom): investir dinheiro na juventude".

Assistência Social

De mãos dadas com o tema da juventude, o projeto original incluiu a incorporação de uma assistente social que permite conhecer mais de perto a realidade de cada um dos membros das seleções celestes. O contato que os técnicos têm com os jogadores passa pelos três dias da semana em que eles vêem com os jovens. Mas você quer refinar o assunto para saber realidades desconhecidas que lhe permitem saber se o garoto dormiu na cama certa, se ele tem a comida que ele precisa, se ele estuda, como sua família é composta. A incorporação do assistente social parece uma obrigação.

O futebol local

Embora o que acontece na atividade local não lhes diz respeito, os técnicos não estão alheios à realidade dos finais de semana. É que os jogadores vêm com certos produtos dos gramados em condições precárias, onde treinam? Repercussão no jogo.

Em 7 de dezembro de 2017, ele disse no programa "Tirando Paredes" de 1010AM: "Nós não podemos fazer progressos com os gramados que temos, não podemos fazer progressos se ficarmos na festa da vizinhança e manter certas coisas que não podem ser. uma estratégia de treinamento de jogadores, aqui eles vêm e todos querem ser atacantes. "

* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.


Montagem Lance!/El Observador
LANCE! e El Observador são parceiros no Pool da Copa

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter