Embora se diferenciem no estilo tático, Portugal e Marrocos possuem uma curiosa semelhança: ambos estiveram e ganharam a única disputa de pênaltis que participaram em Copas do Mundo. Os Leões do Atlas eliminaram a Espanha nesta edição, e a seleção portuguesa superou a Inglaterra nas quartas de final do Mundial de 2006, na Alemanha.
+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores que marcaram
A classificação marroquina passou pelas mãos de Bono, que defendeu duas penalidades contra os espanhóis. Caso seja necessário, Portugal sabe que tem um grande pegador de pênaltis a seu favor.
+ Veja tabela e simule o mata-mata da Copa do Mundo
Com 23 anos, Diogo Costa é um dos principais responsáveis pelo sucesso do Porto na Champions League, que terminou em primeiro lugar no grupo com o Club Brugge, Bayer Leverkusen e Atlético de Madrid.
Durante a campanha, ele se tornou o primeiro goleiro a defender três penalidades na fase de grupos da Champions (duas vezes contra o Bayer Leverkusen e uma diante do Club Brugge).
Excluindo os jogos pelas categorias de base da seleção e no Porto B, Diogo Costa já se deparou com 10 cobranças de pênalti. Possui um aproveitamento impressionante de 50% das batidas defendidas.
No Qatar, Diogo sofreu um baque de confiança logo na estreia, ao deixar a bola no gramado, ser surpreendido por Iñaki Williams e quase deixar Gana empatar o jogo no minuto final da estreia de Portugal na competição. Porém, ele recebeu o apoio do grupo e vem sendo importante para a seleção portuguesa, especialmente nas partidas contra Uruguai e Suíça.