A Copa do Mundo do Qatar presenciou placares surpreendentes. A vitória da Arábia Saudita sobre a Argentina, a da Tunísia sobre a França, de Camarões contra o Brasil e os triunfos do Japão contra a Alemanha e Espanha são alguns exemplos. Nas quartas de final, Marrocos eliminou Portugal. Abaixo, o LANCE! relembra as maiores zebras da história da Copa do Mundo.
Estados Unidos 1 x 0 Inglaterra - 1950
A primeira grande zebra das Copas e até hoje uma das maiores da história, ocorreu no Mundial do Brasil de 50. A Inglaterra, considerada umas das favoritas do torneio, caiu surpreendentemente para os norte-americanos em Belo Horizonte.
Coreia do Norte 1 x 0 Itália - 1966
A grande zebra da Copa do Mundo de 66 veio da Ásia. Em sua primeira disputa de Mundial, a Coreia do Norte encarrou ninguém menos que a Itália na última rodada da primeira fase e venceu por 1 a 0, conseguindo uma histórica classificação para as quartas de final e despachando os italianos para casa.
+ Artilheiros da Copa do Mundo 2022: veja lista de jogadores atualizada
Alemanha 1 x 2 Argélia - 1982
A sempre forte Alemanha teve uma grande surpresa logo na estreia. Os alemães sofreram contra o time comandado pelo craque Madjer e caiu por 2 a 1, mas tiveram tempo de se recuperar e ainda avançarem em 1º lugar no grupo.
Argentina 0 x 1 Camarões - 1990
No jogo de abertura da Copa na Itália, Camarões assombrou o mundo da bola ao superar a então campeã mundial Argentina, do craque Maradona, e mostrar que faria história naquela Copa do Mundo.
França 0 x 1 Senegal - 2002
Uma das maiores zebras da história das Copas ocorreu na Coréia do Sul. A campeã mundial França vinha com praticamente o mesmo time da conquista em 98 - apenas Zidane estava machucado. E logo na estreia, viu o surpreendente Senegal vencer, o que seria uma prévia da eliminação francesa ainda na primeira fase daquele Mundial.
+ Chaveamento da Copa do Mundo: veja cruzamentos do mata-mata até a final
Coreia do Sul 2 x 1 Itália - 2002
Novamente a Coreia do Sul fez história. Em jogo marcado por muitos erros de arbitragens contra os italianos, os asiáticos se aproveitaram para despachar a forte Itália na prorrogação e avançarem para as quartas de final da Copa em casa.
Itália 0 x 1 Costa Rica - 2014
No "grupo da morte", quem fez bonito foi a Costa Rica, que saiu invicta da 1ª fase. Após baterem o Uruguai na estreia, os costa-riquenhos aprontaram uma zebra ainda maior ao derrotar a Itália na segunda rodada, garantindo sua surpreendente classificação às oitavas.