Quem é o goleiro da Croácia, adversária do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo?

Livakovic disputa o segundo Mundial e é um dos destaques do Dínamo de Zagreb, clube croata<br>

Escrito por

Dos 26 convocados da seleção da Croácia, apenas seis atuam no país. Entre eles, está o goleiro Dominik Livakovic, um dos principais destaques da equipe na Copa do Mundo. O arqueiro pegou três pênaltis diante do Japão e classificou a equipe para enfrentar o Brasil, nas quartas de finais do Mundial. Mas quem é o camisa 1 da seleção vice-campeã em 2018 e que entra no caminho brasileiro?

+ Entenda polêmica entre Cristiano Ronaldo e o técnico de Portugal

Aos 27 anos, Livakovic nunca teve uma experiência fora da Croácia. Ao lado do zagueiro Sutalo, o goleiro fez toda sua carreira atuando no país natal. E na capital croata. O camisa 1 atualmente defende o principal clube da Croácia, o Dínamo Zagreb, mas também teve experiência no NK Zagreb, inclusive onde começou sua carreira como jogador profissional. Em 2018, ele esteve na Copa do Mundo, mas não participou de nenhuma partida.

Em 2018, quando a Croácia fez história e chegou até a final da Copa do Mundo, Livakovic era a principal opção do goleiro titular Subatic, que foi um dos grandes destaques daquele Mundial. Na época, o atual camisa 1 estava em sua segunda temporada no Dínamo, e conquistando de vez seu espaço.

Ao todo, Livakovic soma 38 jogos com a camisa da seleção croata. Como efeito de comparação, o antigo titular na Copa tem 44 jogos. A tendência é Livakovic passe o companheiro no número de jogos pela seleção. Sua estreia aconteceu em 2047, em um amistoso contra o Chile. De lá para cá, não perdeu mais a posição.

+ 'Quadrado Mágico' do Brasil encanta e reafirma favoritismo na Copa do Mundo

Pelo clube atual, Livakovic é um dos principais destaques e já teve seu nome ventilado em outras equipes da Europa. Ao todo soma 262 jogos pelo Dínamo. A equipe de Livakovic é a atual pentacampeã do torneio e soma 23 taças ao todo. Para se ter ideia do domínio, o segundo clube com mais títulos, o Hajduk Split tem quatro campeonatos croatas. O NK Zagreb, ex-clube do goleiro, e o HNK Rijeka são os outros campeões com um título só.

Livakovic defendeu três pênalts (Foto: Georgi Licovski/EFE)

SEIS ATLETAS ATUAM NA CROÁCIA

Além de Livakovic, outros cinco jogadores atuam no país, que estão nesta Copa do Mundo. Entre os titulares do time de Zlatko Dalic, estão o próprio arqueiro, Marko Livaja, que joga pelo Hadjuk Split, e Bruno Petkovic, que é companheiro do goleiro Dinamo Zagreb.

O atacante Orsic e o zagueiro Sutalo também são da equipe de Livakovic, enquanto o terceiro goleiro do time, Vucic, joga no NK Osijek. Dos reservas que jogam na Croácia, apenas Orsic teve chances atuando em 19 minutos neste Mundial.

+ Estádio 974 será desmontado: saiba se ele poderá ser aproveitado na América do Sul

Livaja, por sua vez, já teve experiência em grandes clubes como a Internazionale, da Itália, e Atalanta, e marcou um gol nesta Copa do Mundo, na goleada por 4 a 1 sobre o Canadá, na fase de grupos do Mundial. Todos, tirando Livakovic, estão em sua primeira Copa.

SONHO EM SER DIPLOMATA

Antes de se tornar jogador, Livakovic sonhava em ser diplomata. E não à toa se matriculou na universidade para cursar Diplomacia e Relações Internacionais, mas não chegou a cursar. Toda sua família possui ensino superior e o goleiro garante que ainda vai concluir os estudos assim que se aposentar. Porém, como ainda é jovem, o goleiro tem muita lenha para queimar no futebol.

Siga o Lance! no Google News