Uma das perguntas mais frequentes dos últimos dias é: quem vai cantar na cerimônia de abertura da Copa do Mundo? Enquanto a Fifa não confirma as atrações do evento, uma série de artistas tornou pública a recusa ao convite. O motivo é claro: o histórico do Qatar em desrespeitar os direitos humanos.
A última cantora a recusar o convite foi a colombiana Shakira. De acordo com a jornalista Adriana Dorronsoro, da TV espanhola, a artista foi convidada pela Fifa, mas recusou participar da cerimônia de abertura.
+ Abertura da Copa do Mundo 2022: veja data, horário e atrações da cerimônia
Antes dela, a cantora Dua Lipa também se pronunciou publicamente negando participação no evento. Ela negou ter sido procurada pela Fifa e disse que só iria se apresentar no Qatar quando o país "cumprir todas as promessas de direitos humanos".
- Há muitos boatos de que eu me apresentarei na cerimônia de abertura da Copa do Mundo do Qatar. Eu não vou me apresentar e nem nunca estive envolvida em nenhuma negociação para me apresentar. Estou ansiosa para visitar o Qatar quando ele cumprir todas as promessas de direitos humanos que fez quando ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo - publicou Dua Lipa.
Outro artista britânico que fez críticas ao Qatar foi Rod Stewart. O cantor revelou que recusou uma oferta de mais de US$ 1 milhão da Fifa para se apresentar durante a Copa do Mundo por motivos morais.
- Eles me ofereceram muito dinheiro, mais de US$ 1 milhão, para tocar lá, quinze meses atrás. Eu recusei - declarou Stewart, em entrevista ao jornal britânico The Sunday Times.
Qatar e Equador se enfrentam neste domingo, às 13h (de Brasília), no primeiro jogo da Copa do Mundo 2022. A cerimônia de abertura deve ter início a partir de 12h e será composta por apresentações com referência à cultura do país anfitrião.