De ‘mais caro a mais criticado’, Pogba carrega pressão na França

Apesar de só ter 25 anos, o francês já foi o jogador mais caro do mundo e disputa sua segunda Copa com a França em um momento de baixa

imagem camera(Foto: AFP/BENJAMIN CREMEL)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 18/06/2018
12:28
Atualizado em 19/06/2018
07:30
Compartilhar

Mesmo com apenas 25 anos, Paul Pogba é considerada uma das peças mais importantes do time da França.  Eleito pela Fifa a revelação do Mundial de 2014, ele chega à sua segunda Copa, na Rússia, carregando a responsabilidade de um veterano. Seu momento, porém, é de baixa.

Além dele, apenas o goleiro Lloris, o zagueiro Varane, o meia Matuidi e os atacantes Griezmann e Giroud estiveram na equipe que caiu nas quartas de final no Brasil para a Alemanha.

Pogba vive um período de baixa, contrastando com a exigência lá no alto. Contra a Austrália, apesar de ter protagonizado o gol da vitória, não conseguiu fazer ataque e meio-campo conversarem com a sintonia que se espera de uma equipe estrelada como a da França.

Em 2016, o camisa 6 foi vendido pela Juventus ao Manchester United por pouco mais de 100 milhões de libras (cerca de R$ 414 milhões, na época), se tornando o jogador mais caro do mundo até aquele momento. Depois, foi ultrapassado por Neymar, Philippe Coutinho e os compatriotas Ousmane Dembélé e Kylian Mbappé.

- É o campo que fala e que falará sempre. Passei de jogador mais caro do mundo ao mais criticado. Sempre gosto de ser primeiro (risos). Tenho menos direito a cometer erros do que outros - disse, em entrevista a "Téléfoot".

CONTESTADO

Na temporada passada, o Manchester United terminou o Campeonato Inglês na vice-liderança e fez um total de 56 jogos divididos em cinco competições diferentes. Pogba entrou em campo em apenas 37 deles, marcando seis gols.

Para se ter ideia, no ano anterior, 2016/17, os Red Devils fizeram 65 jogos e Pogba entrou em 51, sendo titular em 49. Apesar do menor número de jogos no ciclo que se encerrou logo antes da Copa do Mundo, ele foi o líder em assistências da equipe, com 10.

"Tenho menos direito a cometer erros do que outros"

LIDERANÇA

Como um dos mais experientes, Pogba é um dos líderes da França, principalmente durante esse Mundial em que a equipe está recheada de jovens. Em entrevista coletiva, Griezmann e Mbappé já haviam dito que "quando o companheiro fala, todos param para escutar".

- Eu gostaria de ser o líder da seleção francesa, que é algo que levo no meu coração, mas são palavras e tenho que demonstrar dentro de campo - afirmou, ainda na entrevista ao canal francês.

Pogba voltará a campo com a França na próxima quinta-feira. Os Bleus enfrentam o Peru às 12h em Ecaterimburgo.

Mapa de calor de Pogba contra a Austrália (Foto: Reprodução/Footstats)

Durante a estreia, Pogba teve jogo apagado, mas alguns números interessantes. Foram oito lançamentos, quatro certos e quatro errados. Além disso, 47 passes, sendo 43 acertados. Ele ainda deu duas finalizações.

Siga o Lance! no Google News